Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES DE AÇÕES PEDAGÓGICAS INTEGRADAS E INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Renata de Moraes Lino

Última alteração: 2021-09-12

Resumo


O vídeo se propõe a compartilhar o resultado de uma experiência pedagógica desenvolvida no Centro de Educação Infantil 01 de Brasília (CEI 01) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) no contexto do Ensino Remoto no ano de 2020. O foco do trabalho tem em suas ações pedagógicas uma perspectiva integrada e interdisciplinar entre os professores pedagogos e as professoras de educação física do programa Educação com Movimento (PECM). Acredita-se que a construção do conhecimento pelas crianças e o envolvimento das famílias por meio desta perspectiva torna o processo educativo mais significativo e com um resultado mais promissor.
A Educação Infantil é uma etapa escolar que está voltada para um trabalho educacional para e com a linguagem corporal. A criança nessa fase encontra-se em plena conquista de suas vivências de mundo usando o seu corpo. Tudo o que faz passa primeiro por uma experiência sensorial. A Educação Infantil precisa estimular a aprendizagem e o desenvolvimento por meio de ações pedagógicas que envolvam o corpo e o movimento.
Pensando em agregar ao fazer pedagógico do professor pedagogo, em relação ao corpo e ao movimento, surgiu no Distrito Federal (DF), a ideia de um programa que inserisse o professor de educação física nesta etapa educacional. O PECM é um programa que além de desenvolver aspectos específicos da educação física, propõe uma integração e uma interdisciplinaridade para que as experiências corporais dos estudantes se ampliem a partir das ações conjuntas de seus professores. A parceria entre os professores, pedagogo e educação física, é fundamental para a concretização dessas diversas ações pedagógicas da escola.
As ações pedagógicas integradas referem-se diretamente ao planejamento, execução e avaliação por parte dos professores, pedagogos e educação física. Já a interdisciplinaridade, se refere as ações pedagógicas relacionadas aos conhecimentos que os professores estão desenvolvendo com as crianças durante as aulas.
O ensino remoto estabelecido nas escolas da rede pública do DF a partir do mês de junho de 2020 em função da pandemia da Covid-19 intensificou o trabalho coletivo e colaborativo entre os professores do CEI 01. Tratava-se de uma situação inusitada na qual os professores não tinham experiência com tal realidade pedagógica. De todo modo, a dificuldade não inviabilizou as possibilidades de tornar concretas as ações pedagógicas integradas e interdisciplinares entre os professores da escola. A partir de temas semanais estabelecidos pela SEEDF, o grupo de professores do CEI 01 de Brasília, por meio de documentos pedagógicos orientadores, enviavam às famílias atividades para serem executadas com as crianças em suas casas. As atividades eram enviadas em dias alternados, as segundas e quintas-feiras os professores pedagogos enviavam suas sugestões, nas terças e sextas-feiras o envio era realizado pelas professoras de educação física. Todas as atividades eram planejadas de forma coletiva em reuniões virtuais com os professores e seguiam uma linha de raciocínio com base no tema proposto para a semana. Dessa forma, as famílias semanalmente recebiam atividades que se conectavam, mantendo um encadeamento lógico entre a educação física e as atividades do pedagogo. As práticas pedagógicas dos professores envolvidos conseguiram abordar conhecimentos gerais que transitavam tanto na área de pedagogia quanto na de educação física, dialogando também com os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento.
O vídeo apresenta este trabalho em três momentos específicos. No primeiro, mostramos a escola, sua proposta para o ensino remoto e as ações do corpo escolar. O segundo momento traz o relato das ações pedagógicas integradas e interdisciplinares por meio do exemplo de dois documentos enviados às famílias e imagens de seus retornos. Na terceira e última parte apresentamos um panorama geral de todo esse momento vivido com os resultados obtidos.
Consideramos o trabalho extremamente relevante para construirmos uma possibilidade pedagógica concreta, mesmo no ensino remoto. Apesar dos inúmeros limites em função da carência de atividades presencias devido às circunstâncias sanitárias, se evidenciou no trabalho coletivo dos professores algo a ser destacado.

Texto completo: PDF