Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA ACADÊMICA
Matheus Dantas de Lucena, Márcio Romeu Ribas de Oliveira

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Monitoria; Formação docente; Ensino remoto.

INTRODUÇÃO
Com a criação do sistema universitário federal brasileiro, que teve início em 1968, a universidade brasileira buscou um conjunto de normas para regulamentar esse sistema. Foi a lei Federal nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968, que fixou normas de funcionamento do ensino superior e instituiu em seu artigo 41 a monitoria acadêmica.
A monitoria destaca-se na contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, associado à qualificação técnico-científica do discente monitor, em acordo com o processo pedagógico do curso de graduação ao qual se encontre vinculado (FERNANDES et al., 2015). O projeto de monitoria no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF/UFRN) promoveu a relação dialógica entre professores e estudantes no contexto do ensino remoto, a partir de estratégias didático e metodológicas organizadas através dos Núcleos do Projeto Pedagógico do Curso.
Portanto, este estudo tem por objetivo expressar a experiência de um bolsista de monitoria acadêmica na disciplina de Organização de Eventos em Educação Física e Esportes, durante o período de pandemia, em que adotou-se o ensino remoto nas aulas da UFRN.

METODOLOGIA
O presente trabalho caracteriza-se como qualitativo-descritivo, a partir dos estudos, discussões e vivências durante a monitoria acadêmica no projeto do DEF/UFRN no ensino remoto, mais especificamente no componente curricular citado acima. As aulas com participação do projeto, ocorreram via Google Meet, de setembro a dezembro de 2020, referente ao semestre 2020/1. A disciplina possui carga horária de 60 horas, contabilizando 72 horários de 50 minutos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Inicialmente, houve a primeira consulta com a turma, através do diálogo, pôde-se notar que o ideal para o apoio pedagógico da monitoria seria um plantão de dúvidas antes de todas aulas e uma revisão semanal dos conteúdos em encontros síncronos, ambos via Google Meet. Assim, a cada encontro, foi possível detectar em quais aspectos eles tinham mais dificuldades e elaborar materiais focados nas principais demandas dos estudantes, centrados na bibliografia base da disciplina.
Para os plantões de dúvidas, revisões síncronas e elaboração de materiais de estudo em Portable Document Format (PDF), utilizou-se o Microsoft OneNote como ferramenta de ensino, funcionando como um quadro, o mesmo possui várias funções para elaborar esquemas diversos. Outra ferramenta utilizada para elaboração de materiais foi o Microsoft Excel, o mesmo é excelente para elaboração de planilhas de eventos e competições. Essa estratégia mostrou-se efetiva, comprovada com o feedback positivo dos próprios discentes nos plantões de dúvidas, revisões síncronas e a maior participação nas aulas consequentes. Houve a orientação dos trabalhos da disciplina, em que os grupos trouxeram suas ideias para receber observações e sugestões. Nas apresentações dos seminários foi possível deixar um feedback para cada grupo, destacando os pontos positivos e aspectos que poderiam ser melhorados.
A monitoria acadêmica mostra-se essencial para as turmas de graduação, principalmente as remotas, pois o professor sozinho, muitas vezes, não consegue detectar as dificuldades de cada aluno. O monitor exerce um papel importante na identificação e compreensão das demandas dos discentes, o que fortalece o relacionamento interpessoal, visto que geralmente os alunos sentem-se mais à vontade para fazer indagações e questionamentos a um monitor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto contribuiu bastante para o desenvolvimento de habilidades como a autonomia, o conhecimento, a dedicação e a responsabilidade. Mesmo com as limitações do ensino remoto, foi possível atingir os objetivos do estímulo à iniciação à docência, pois a minha experiência na monitoria foi fundamental para aperfeiçoar qualidades e superar dificuldades, através de novas situações.
Uma dificuldade apresentada no primeiro semestre do projeto foi a pouca familiaridade dos professores com os projetos de monitoria acadêmica, sendo uma cultura pouco difundida no DEF/UFRN. Uma sugestão para superar essa dificuldade, seria encontros periódicos síncronos entre os envolvidos no projeto (coordenadores, professores e monitores), para diálogos e relatos de experiência.

Referências


BRASIL. Senado Federal, Lei Federal n.º 5540, de 28 de novembro de 1968.
FERNANDES, N.C.; CUNHA, R.R.; BRANDÃO, A.F.; CUNHA, L.L.; BARBOSA, P.D.; SILVA, C.O.; SILVA, M.S. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiência (2015). Revista Mineira de Enfermagem. v.19, n.2, p.238-241.

Texto completo: PDF