Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
VIRTUALIDADES DIDÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA MENOR
Rubens Antonio Gurgel Vieira, Pedro Xavier Russo Bonetto

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Este trabalho buscou a partir da perspectiva cultural a elaboração de encaminhamentos didáticos pertinentes para uma Educação Física alinhada à filosofia deleuze-guattariana, com destaque para o conceito de menor. O método utilizado foi a cartografia, inspirada nos mesmos pensadores, realizada a partir do acompanhamento de professores adeptos do currículo cultural. Como resultado, apresentamos algumas possibilidades mapeadas no percurso delimitado de um ano.

Referências


DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

GALLO, S. D. de O. Em torno de uma educação menor. Educação e realidade, n.27(2), p. 169-178, julho-dezembro, 2002.

GUATTARI, F. ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 12ª edição. Petrópolis: Vozes, 2013.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999.

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2ª edição. Porto Alegre: Sulina, 2016.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Texto completo: PDF