Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
UM OLHAR DE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E O JOGO DE BOCHA PARALÍMPICA
Maike Junior Magalhães, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções dos professores, pais e alunos sobre o PROEFA e os benefícios ou não da prática do jogo de bocha paralímpica. Ampara-se em uma abordagem qualitativa, e como instrumento para coletar os dados foi realizada uma análise bibliográfica. Constatamos que todos os envolvidos relataram que o jogo de bocha paralímpica proporciona benefícios significativos aos praticantes; relataram conhecer a bocha paralímpica e o PROEFA, porém, de forma superficial.

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARROZO, Amanda Faria et al. Acessibilidade ao esporte, cultura e lazer para pessoas com deficiência. Cadernos de pós-graduação em distúrbios do desenvolvimento, v. 12, n. 2, p. 16-28, 2012.

BRASIL. (2006). Educação infantil: saberes e práticas da inclusão : dificuldades acentuadas de aprendizagem : deficiência múltipla. MEC, Secretaria de Educação Especial.

DIAS, S. P. Projeto Educação Física Adaptada e Apae: A Percepção Familiar dos Praticantes do Jogo de Bocha Paralímpica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, Páginas 1-29, 2017.

GORGATT, M. G; COSTA, R. F. Atividade Física Adaptada: Qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2. ed. Barueri: Manoeke, 2008.

MAGALHÃES, M. J; DIAS, S. P; KAWASHITA, I. M. S. Projeto Educação Física Adaptada e Apae: A Percepção Familiar dos Praticantes do Jogo de Bocha Paralímpica. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos, 2018.

SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. O que significa ter uma criança com deficiência mental na família?. Educar em Revista, n. 23, p. 161-183, 2004.

SOLERA, B.; PINTO, M. G.; ALBANO, E. BOCHA PARALÍMPICA. Experiências no Esporte Paralímpico: Um passo a favor da inclusão, p. 56, 2021.

VIEIRA, I, B.; CAMPEÃO, M. Bocha. in: Mello, M. T; WINCKLER, C. Esporte paralímpico. São Paulo: Atheneu, 2012.

ZUCHETTO, A. T; CASTRO, R. L. V. G. As Contribuições das Atividades Físicas para a Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos, Rev Kinesis. n.26, p. 52-166, 2002.

Texto completo: PDF