Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE A ESCRITACONVERSA COM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS
João Augusto Galvão Rosa Costa, Pedro Alves Castro, Dinah Vasconcellos Terra

Última alteração: 2021-09-28

Resumo


O objetivo do estudo foi analisar uma experiência narrativa coletiva de professores de Educação Física, seus contextos de vida, no âmbito da pandemia do Sars-Covid-19 em 2020. Os movimentos de reflexão foram construídos, a partir das narrativas (auto)biográficas de professores de Educação Física/estudantes da pós-graduação, em diálogo com um referencial teórico sobre (auto)biografia, narrativas e conversas enquanto metodologia. A escritaconversa foi percebida como potencialidade no registro da temporalidade vivida durante o distanciamento social, enquanto elemento para a formação de professores.

Referências


FERRAÇO, Carlos. Eduardo; ALVES, Nilda. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos: a força das multiplicidades, acasos, encontros, experiências e amizades. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? - Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

HISSA, Cássio. Eduardo. Viana. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______. (Org). Vidas de professores. Porto: Porto, 2000.

SANTOS, Boaventura. de Souza. A Cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SOUZA, Elizeu. Clementino (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.

STEFANINI, Claudia. Relação teoria-prática na formação docente em Educação Física. FIEP BULLETIN - Volume 81 - Special Edition - ARTICLE I – 2011. Disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/104. Acesso em: 20 de dez. 2020.

Texto completo: PDF