Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR: ENTRE PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NO JOGO DA ESPECIFICIDADE
João Augusto Galvão Rosa Costa, Dinah Vasconcellos Terra

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


O estudo tem como objetivo narrar as ausências e presenças no jogo da especificidade desta disciplina na construção curricular de uma Rede Municipal.. Adensamos este processo pela pesquisaformação, situada no campo das pesquisas narrativas (Auto) Biográficas. As narrativas docentes foram registradas a partir do diário no campo do pesquisadornarrador. Revelou, uma disputa sobre seu objeto de estudo, elementos formativos e características no Município a partir da experiência em questão.

Referências


ARROYO, Miguel. Currículo: Território em Disputa.5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed., São Paulo – SP: Brasiliense, p. 197-221, 1996.

BRACHT, Valter. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2. ed. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003.

HISSA, Cássio. Eduardo. Viana. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

MOTTA, Thaís. da Costa; BRAGANÇA, Inês. Ferreira de Souza. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191/pdf . Acesso em: 12 de dez. de 2020.

PASSEGI, Maria. da Conceição.; SOUZA, Elizeu. Clementino. de. O movimento (Auto) Biográfico no Brasil: Esboço de suas contribuições no campo Educacional. Investigación Cualitativa, v.2, n.1, p. 6-26, 2017. Disponível em: https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/article/view/56/36. Acesso em: 19 de jan. de 2021.

Texto completo: PDF