Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CONGADO NAS FESTIVIDADES JUNINAS DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO SALLES BARBOSA – NARRANDO OS DESAFIOS E DILEMAS DAS VIVÊNCIAS COM AS DANÇAS FOLCLÓRICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Mariana Soares Ferraz Malta, Walber Silveira

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O artigo é um relato de experiência acerca do ensino da dança do Congado nas aulas de Educação Física de uma escola pública de Belo Horizonte/MG culminando nos festejos juninos do ano de 2016. O texto revela os desafios encontrados pelos professores/as autores/as durante o processo de ensino-aprendizagem desta dança no contexto escolar. Foi possível compreender que essas manifestações afrobrasileiras de dança ainda se apresentam invisibilizadas nas práticas pedagógicas da escola e da EF.

Referências


BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Dispõe sobre a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 20 maio. 2021.

RAMOS, J. S. O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2, p. 296 – 315, maio/agos., 2017.

Texto completo: PDF