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DIÁLOGOS ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E AO ESPORTE NA POLÍTICA CURRICULAR BNCC
Última alteração: 2021-12-04
Resumo
O objetivo foi analisar a política curricular presente na versão final da BNCC para o ensino fundamental, no que diz respeito ao direito ao esporte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em análise documental. A partir das reflexões e análises sobre o direito à educação e ao esporte foi possível verificar que a política curricular expressa na BNCC não tematiza o direito ao esporte, tampouco estabelece proposições de reflexões pedagógicas em torno da necessidade de sua efetivação.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei n° 9.394 de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BEHRING, E R; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2011.
BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais: modelos, metodologias e experiências de avaliação. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais, p. 20, 2009.
JOBERT, B; MULLER, P. L’État en action: politiques publiques et corporatismes. [S.l.]: FeniXX, 1987.
MARCONI, M de A; LAKATOS, E M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NEIRA, M. Terceira Versão da BNCC: retrocesso político e pedagógico. Anais do XX Conbrace e VII Conice. Goiânia, 2017.
SAVIANI, D. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): por uma outra política educacional. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2016.
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