Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Edson Costa Farret, Raphael Silva Almeida

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


INTRODUCÃO
A Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) é uma instituição privada de ensino superior com quarenta e um cursos de graduação (tradicional e tecnológica), pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, buscando compromisso social com a formação do cidadão crítico, participativo e transformador, expressando o compromisso acadêmico com a produção do conhecimento. A UNIVERSO está localizada na cidade de São Gonçalo, que tem investido na mudança socioeconômica da região, sendo hoje uma das principais cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Percebendo o contexto educacional na área da Educação Física (EF), tomamos a iniciativa de estruturar um curso Lato Sensu na área de Psicomotricidade e Educação Escolar (PEE). Essa ação vai de encontro ao Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024), que garante “[...] a todos os profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino” (BRASIL, 2014, p.12), pois na meta 16, consta: formar em nível de pós-graduação 50% dos professores da educação básica. Alinhado ao Projeto Pedagógico da Instituição e ao Projeto Pedagógico de Curso, o curso estreita seus objetivos acadêmicos com os da educação superior ao (PPC, 2018, p.30):
• Responsabilidade de estabelecer com a comunidade uma relação de reciprocidade;
• Busca de estratégias pedagógicas capazes de impulsionar o exercício da cidadania como compromisso de transformação social;
• Desenvolvimento de práticas investigativas em torno do novo como mecanismo científico capaz de contribuir com a ciência na busca das soluções para o bem-estar e qualidade de vida no planeta garantindo o desenvolvimento humano sustentável;
• Implantação de novas tecnologias educacionais de forma a responder o atendimento efetivo aos fenômenos da quantidade e diversidade característicos do tempo histórico presente.

Neste sentido, o referido curso tem por objetivo proporcionar aos professores das redes pública e privada e licenciados em EF, uma formação continuada de qualidade, articulando a produção do conhecimento com as práticas pedagógicas, contribuindo para uma intervenção profissional crítica e criativa. Além disso, exercitar habilidades, dentre elas a de pesquisador que faz do seu próprio cotidiano e da sua prática docente fonte de indagações e saberes que aprimoram e instrumentalizam o seu saber/fazer, a sua intervenção sobre a realidade (FREIRE, 1986; DEMO, 1996).

OBJETIVO
O objetivo desse relato de experiência é descrever o processo de implantação do curso de especialização em Psicomotricidade e Educação Escolar na UNIVERSO/SG.

RELATO
A metodologia deste relato iniciou-se fazendo um estudo de demanda para identificar qual o campus receberia o curso. Este estudo baseou-se em três fatores: significativa busca pelo curso de graduação em EF; número de estabelecimentos de ensino no município e adjacências, e; o baixo número de cursos de pós-graduação no Estado do Rio de Janeiro na área de Psicomotricidade e Educação Escolar. Através dos motivos citados, escolheu-se o campus São Gonçalo.
Nesse contexto, o curso vem preencher um espaço no Estado do Rio de Janeiro por existirem sete cursos de pós-graduação em EF na área escolar e todos distantes do município de São Gonçalo. A próxima etapa foi à elaboração do Projeto Político Pedagógico e apresentação a Direção do campus. Hoje temos a primeira turma em andamento com 20 alunos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Gestão e corpo docente entendem a contribuição em ter iniciado o curso em PEE em um local onde a demanda por esse tipo de conhecimento é necessária numa instituição que proporciona ensino de qualidade. Consideramos o curso como resultado do trabalho realizado na graduação em EF na Universo/SG, proporcionando uma formação continuada e espaço de reflexões teórico-metodológicas e epistemológicas que circundam a EF no contexto escolar.

Referências


BRASIL. Planejando a Próxima Década, Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE). Brasília, 2014.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

UNIVERSO. Projeto Político Pedagógico do Curso Licenciatura em Educação Física. Rio de Janeiro: UNIVERSO, 2018.

Texto completo: PDF