Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESPETÁCULO ONLINE: UM RELATO SOBRE PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA PANDEMIA E SUAS RAMIFICAÇÕES PARA O ESTUDO DAS NEUROCIÊNCIAS
Bruna D´Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro, Jeovana Maria Ferreira Dutra

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


O presente trabalho analisa os processos da produção a execução de um espetáculo online e gravação de um filme do gênero cinema experimental, que se utilizou da linguagem da dança teatro, balizados por Campos, (2017). A criação de “Solos Selvagens”, sob direção de Rosa Antuña, contou com quatro bailarinas; uma estagiária, um músico e dois fotógrafos. A escrita objetiva refletir sobre corporeidade, arte e neuroestética, diante do acometimento da pandemia de COVID-19.

Referências


BIZERRA, A. Dança sob a ótica da neurociência: análise da percepção da dimensão corporal e movimento. 72f. Universidade São Judas Tadeu (Dissertação de mestrado em Educação Física). São Paulo, 2014.
BIANCALANA, G.R. Os Corpos que Dançaram suas Vozes. Revista Brasileira de Estudos da Presença.v. 6, n. 1, p. 30-46. 2016.
CAMPOS, M.R.B. Recordar, repetir, criar: a dança-teatro de Pina Bausch. Periódicos Eletrônicos em Psicologia. v.40, no. 64. p. 117-128. 2017.
DAMÁSIO, A.R. E o cérebro criou o homem; tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ESTES, C. P. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Tradução de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
GALESSE, V. Arte, Corpo, Cervello: Per un’Estetica Sperimentale. Micromega. p. 49-67. 2014.
RIBEIRO, M.M. Corpo, afeto e cognição na Rítmica Corporal de Ione de Medeiros - entrelaçamento entre ensino de arte e ciências cognitivas. 324f. Universidade Federal de Minas Gerais (Tese de doutorado em Artes). Belo Horizonte,2012 .
VIEIRA, A.P.; AVELINO, D. R. Dança, música e processos criativos: possíveis interfaces. Revista Moringa – Artes do Espetáculo (UFPB). v. 5, p. 133-152, 2014.
VINE, T.M.M. Dança vocal : a voz do movimento, o movimento da voz. 148f. Universidade Estadual de Campinas (Dissertação de mestrado em Artes). Campinas, 2005.

Texto completo: PDF