Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DOCENTE NO “PAPO DE ESCOLA”: UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DIVERSA E COLETIVA
Caroline Gomes de Oliveira, Leandro Soares Assunção Rafael, Marcella Ottoni Guedes Oliveira, Raphael Alves Coelho

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O texto apresenta um relato de experiência do projeto Papo de Escola, analisando-o a partir das possibilidades de formação docente via participação neste. Para tanto, utilizou-se da produção de cartas que foram analisadas a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1987). Os escritos apontam para aprendizagens relativas às dimensões políticas, epistemológicas, relacionais e tecnológicas. Tais dimensões trazem à luz a possibilidade de uma formação que se oponha à racionalidade linear hegemônica.

Referências


GINZBURG, C. O Queijo e os Vermes. São Paulo, Cia das Letras, 1987.

ESCÓSSIA, L.; KASTRUP, V. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicologia em estudo, v. 10, n. 2, p. 295-304, 2005.

LOPES, A.C. Políticas de currículo: competencias y asignaturas. In: IX CONGRESO NACIONAL DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA, 2009, México. Anais… México: COMIE, 2009, p. 87-104.

BRUNO, J.S. (Inter)ações afirmativas: políticas de sentido sobre a colonização/decolonização do conhecimento no currículo e na formação docente. 2018. p. 124. Dissertação (Mestrado) - Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, UFBA, Salvador, 2018.

POSO, F.F.; MONTEIRO, B.A.P. A perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-18, 2021.

JUNIOR, L.R.R.; PASSOS, M. Sobre a educação, narrativas e ecologia de saberes. Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 11, p. 120, jul. 2014.

Texto completo: PDF