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A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SISTEMA DE ENSINO EMERGENCIAL: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO NO IFG – GOIÂNIA OESTE
Última alteração: 2021-09-10
Resumo
Esta experiência se refere à integração da Educação Física com várias áreas do conhecimento no ano de 2020 no IFG. O objetivo geral foi analisar o conhecimento científico, possibilitando reflexões e diálogos interdisciplinares. A metodologia foi definida coletivamente. Os resultados mostraram a surpresa dos estudantes nas discussões integradas. Consideramos exitosa e desafiadora a possibilidades da Educação Física trabalhar de forma integrada no ensino integrado.
Referências
DAVID, N. A. Contribuições do método participativo para capacitação de professores de Educação Física escolar. In: Revista Pensar a Prática. vol. 1, 1998. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/12/11. Acesso em: 11 jun. 2021.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.
IFG. Pró-Reitoria de Ensino. Instrução Normativa Nº 07, de 17 agosto de 2020. Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) em cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de nível médio na forma articulada integrada, na forma subsequente, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) durante o período de enfrentamento da Pandemia de COVID 19. Goiânia, 2020.
LUCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar – Fundamentos teórico-metodológicos. 11. ed., Rio de Janeiro: Vozes, p. 34-77, 2003.
MACIEL, Antônio Carlos; JACOMELI, Mara Regina Martins; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Fundamentos da Educação Integral Politécnica: da teoria à prática. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 38, nº. 139, p.473-488, abr.-jun, 2017.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.
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