Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MEMÓRIAS DO FUTEBOL FEMININO NA CIDADE DE GUANAMBI-BA
NIVALDA PEREIRA COELHO, FELIPE EDUARDO FERREIRA MARTA

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


Esta pesquisa objetivou analisar os motivos que incentivaram a prática esportiva das primeiras jogadoras de futebol de Guanambi-Ba. Teve como base metodológica a história oral a partir da realização de cinco entrevistas (quatro com ex-jogadoras e uma com o ex-técnico). As entrevistadas se tornaram pioneiras no futebol guanambiense não só por ser uma modalidade direcionada aos homens, mas porque tentaram/tentam quebrar a lógica pedagógica estabelecida pela cidade em relação ao lugar da mulher.

Referências


GUIMARÃES, E. C. Leocádia: romance histórico. Salvador: Ed.Arembepe Ltda., 1991.

IBGE. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. 398 p.

MORAES, E. V. As mulheres também são boas de bola: histórias de vida de jogadoras baianas (1970-1990). Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

PEREIRA, T. T. Memória e discurso religioso: a fé na “Santa Leocádia” de Guanambi – BA. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Vitoria da Conquista, 2010.

TEIXEIRA, D. A. Respingos Históricos. Salvador: Gráfica e Editora Arembepe, 1991.

POLLAK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 03-15.

PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética na História Oral. São Paulo: Projeto História, 1997.

Texto completo: PDF