Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Análise do conhecimento do contexto de professores de educação física nos segmentos iniciais da educação básica
Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves, Carlos Januário

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Analisa os conhecimentos do contexto de professores de Educação Física dos segmentos iniciais da Educação Básica. Participaram do estudo quatorze professores de uma rede municipal. Os dados foram obtidos via reuniões coletivas e entrevistas. Observa-se maior conhecimento do microcontexto (ambiente de ensino), seguidamente pelo mesocontexto (escola) e macrocontexto (comunidade). A incipiência deste conhecimento pode contribuir para as dificuldades do trabalho integrado da EF.

Referências


BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Notas de campo. In: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, p. 150-175.

COCHRAN, K. F.; KING, R. A.; DERUITER, J. A. Pedagogical content knowledge: a tentative model for teacher preparation. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 1991, Chicago. Anais… Chicago, 1991. p. 1-23.

GROSSMAN, P. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: el conocimiento de la materia para la enseñanza. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, Granada-España, n. 2, p. 1-25, 2005 Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2020.

IBGE. Densidade demográfica: IBGE, Censo demográfico 2010. Área territorial brasileira. Rio de Janeiro, 2011.

JANUÁRIO, C.; ANACLETO, F.; HENRIQUE, J. Investigação Educacional: o paradigma ‘pensamento do professor’. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 14, p. 1-5, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2021.

MARCON, D. Construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Educação Física. 2011. 574 f. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto) — Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Porto, 2011.

MARCON, D.; GRAÇA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. Estruturantes da base de conhecimentos para o ensino de estudantes-professores de Educação Física. Motriz - Revista de Educação Física, Rio Claro: Edunesp, v. 16, n. 3, p. 776-787, 2010. Disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2021.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2021.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2021.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2021.

Texto completo: PDF