Tamanho da fonte:
MOTIVAÇÕES E APOIO NO ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE POR CLUSTERS
Última alteração: 2021-12-02
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar os diferentes grupos de discentes de Educação Física que realizam estágio supervisionado obrigatório em relação entre motivação e apoio no estágio. A amostra foi composta por 212 acadêmicos matriculados nos Estágios Curriculares Obrigatórios de um curso de graduação ofertado através da Educação à Distância. Para a coleta de dados foi empregada uma ficha de identificação e Escala de Motivação Inicial e Apoio Pedagógico. Os resultados evidenciaram que os alunos apresentavam percepção positiva dos modelos de formação educacional e de seus resultados profissionais. Entretanto, percebem insuficiente o apoio recebido no estágio.
Referências
REFERÊNCIAS
AMRAI, H. et al. The relationship between academic motivation and academic achievement students. Procedia Social and Behavioral Sciences, v.15 p.399-402, 2011.
DECI, E.L.; RYAN, R.M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum. 1985.
DECI, E.L. et al. Motivation in education: The selfdetermination perspective. Educational Psychologist, v. 26, p. 325-346, 1991.
DECI,E. L.; RYAN, R.M. Self-determination theory. In: LANGE, P.A.M.V.; KRUGLANSKI, A.W.; HIGGINS, E.T. Handbook of theories of social psychology. Thousand Oaks: Sage, 2012.
GUTIÉRREZ, M.; TOMÁS, J.M. Motivational Class Climate, Motivation and Academic Success in University Students. Revista de Psicodidáctica, v.23, n.2, p.94-101, 2018.
HAZRATI-VIARI, A.; RAD, A.T.; TORABI, S.S. The effect of personality traits on academic performance: The mediating role of academic motivation. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v.32, p.367-371, 2012.
LERDPORNKULRAT, T.; KOUL, R.; POONDEJ, C. Relationship between perceptions of classroom climate and institutional goal structures and student motivation, engagement and intention to persist in college. Journal of Further and Higher Education, v.42, n.1, p.102-115, 2018.
MAROCO, J. Análise Estatística com Utilização do SPSS. 3.Ed. Revista e Aumentada, Edições Silabo: 2007.
RYAN, R.M.; DECI, E.L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v.55, n.1, p.68-78, 2000b.
RYAN, R.M.; DECI, E.L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v.25, n.1, p.54-67, 2000a.
SAMPAIO, A.A.; STOBÄUS, C.D. Perspectivas para o bem-estar docente: Uma formação com alunos do PIBID/Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, v.13, n.2, p.27-37, 2015a.
SAMPAIO, A.A.; BAES, M.A.C. Motivação inicial na formação docente. X ANPED SUL, Florianópolis, 2014.
SANTOS, A.A.A. et al. A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v.15, n.2, 2011.
AMRAI, H. et al. The relationship between academic motivation and academic achievement students. Procedia Social and Behavioral Sciences, v.15 p.399-402, 2011.
DECI, E.L.; RYAN, R.M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum. 1985.
DECI, E.L. et al. Motivation in education: The selfdetermination perspective. Educational Psychologist, v. 26, p. 325-346, 1991.
DECI,E. L.; RYAN, R.M. Self-determination theory. In: LANGE, P.A.M.V.; KRUGLANSKI, A.W.; HIGGINS, E.T. Handbook of theories of social psychology. Thousand Oaks: Sage, 2012.
GUTIÉRREZ, M.; TOMÁS, J.M. Motivational Class Climate, Motivation and Academic Success in University Students. Revista de Psicodidáctica, v.23, n.2, p.94-101, 2018.
HAZRATI-VIARI, A.; RAD, A.T.; TORABI, S.S. The effect of personality traits on academic performance: The mediating role of academic motivation. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v.32, p.367-371, 2012.
LERDPORNKULRAT, T.; KOUL, R.; POONDEJ, C. Relationship between perceptions of classroom climate and institutional goal structures and student motivation, engagement and intention to persist in college. Journal of Further and Higher Education, v.42, n.1, p.102-115, 2018.
MAROCO, J. Análise Estatística com Utilização do SPSS. 3.Ed. Revista e Aumentada, Edições Silabo: 2007.
RYAN, R.M.; DECI, E.L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v.55, n.1, p.68-78, 2000b.
RYAN, R.M.; DECI, E.L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v.25, n.1, p.54-67, 2000a.
SAMPAIO, A.A.; STOBÄUS, C.D. Perspectivas para o bem-estar docente: Uma formação com alunos do PIBID/Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, v.13, n.2, p.27-37, 2015a.
SAMPAIO, A.A.; BAES, M.A.C. Motivação inicial na formação docente. X ANPED SUL, Florianópolis, 2014.
SANTOS, A.A.A. et al. A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v.15, n.2, 2011.
Texto completo:
PDF