Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
COMUNIDADES RETROGAMES: OLHANDO PARA AS REGRAS NA EXPERIÊNCIA DO LAZER VIRTUAL
Ismael Flores Goulart, Sean Oliveira de Oliveira, Mauro Myskiw, Raquel da Silveira

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo lançar o olhar sobre um grupo com foco em lazer pertencente a comunidade do Retrogaming e tecer alguns apontamentos sobre as regras de convivências deles, para isso foi escolhido um grupo com grande número de membros, com uma vasta interação nas publicações e que pudesse se identificar as pessoas, a partir das regras de utilização da comunidade pode-se perceber o estímulo à interação e o foco em compartilhar experiências de lazer.

Referências


BAGATINI, J. Epic Win - análise da cultura gamer no Brasil: a consolidação das marcas no universo fantástico dos jogos eletrônicos. 2016. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2016.

BOMFIM, R. BDRs de games: por que acreditar que o setor vai continuar bombando em 2021? Infomoney, 15 de fev. de 2020.

PERANI, L. Retrogaming: uma história comunicacional dos jogos eletrônicos. In: 3º ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 2014, Rio de Janeiro. Anais… Porto Alegre, Associação Brasileira de Pesquisadores de Mídia, 2014.

Texto completo: PDF