Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESPORTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AÇÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA
Caio Nunes de Oliveira Silva, Marcílio Souza Júnior

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


INTRODUÇÃO
Entendendo a escola como lugar que seleciona, organiza, e sistematiza os conhecimentos culturalmente produzidos e sendo o Esporte um tema da cultura corporal que precisa ser discutido na escola (COLETIVO DE AUTORES, 2012), consideramos importante analisar e visibilizar práticas – de professores que tem sistematizado este conhecimento – baseadas numa perspectiva da Educação Física (EF) brasileira. A perspectiva crítico-superadora (PCS) com base marxista a partir da cultura corporal, defende o trato pedagógico de práticas que possibilitem o desenvolvimento de consciência crítica e formas efetivas de resistência (ESCOBAR, 1995), além da possibilidade de transformação e mudança do status quo.
Sendo assim, este resumo tem por objetivo apresentar os dados da pesquisa de mestrado intitulada “ESPORTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AÇÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA” do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da UPE/UFPB, que está em seu último ano de desenvolvimento, e tem por objetivo “analisar a sistematização do conhecimento Esporte na prática pedagógica de professores de Educação Física à luz da PCS”.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva, analisando depoimento dos professores participantes, por intermédio de entrevista semiestruturada, diários de aulas ministradas, e fontes documentais e bibliográficas (MARCONI; LAKATOS, 2008; MINAYO, 2010).
Realizamos uma busca em alguns periódicos com Qualis B2 ou superior a partir dos descritores “esporte AND/E crítico superadora” e “esporte AND/E crítico-superadora”. Utilizando a primeira forma de busca, levantamos 14 artigos, e na segunda busca, encontramos 119, sendo 10 também encontrados na busca anterior, totalizando 123 artigos.
Para seleção dos sujeitos da pesquisa aplicamos dois questionários eletrônicos direcionados a professores fazem/fizeram parte do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS), e se aproximam em suas práticas pedagógicas da PCS. Após a aplicação dos dois questionários e critérios de inclusão e exclusão, selecionamos 6 professores para participarem da entrevista, que foram transcritas e estão em fase de análise, a partir da técnica de conteúdo do tipo categorial por temática (BARDIN, 2011).

RESULTADOS
Apesar do número alto de pesquisas encontradas com os descritores acima citados, ao lermos os títulos e resumos dos trabalhos percebemos que a maioria deles não versam necessariamente sobre o Esporte e a PCS, relacionando esses dois objetos. Podemos destacar dois estudos que conseguem estabelecer esta relação Pina (2008) e Mello et al (2011). Pina (2008) evidencia uma possibilidade exitosa no trato do Esporte orientada pela PCS a uma luta contra o capitalismo, Mello et al (2011) apresenta críticas a um projeto com base na PCS por distanciar o Esporte da competição na experiência estudada, defendendo maior uso da competição no ensino do Esporte.
Numa análise inicial das entrevistas, percebemos uma aproximação dos/as professores/as com a PCS em suas práticas pedagógica e de maneira geral estes/as demonstram compreender o papel da PCS, como exemplo o professor 2: “permite que o estudante aqui possa desenvolver uma visão crítica a respeito da sua realidade [...] uma perspectiva de trazer soluções [...]”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho buscou analisar e visibilizar práticas baseadas na PCS. Sendo assim, acreditamos que as entrevistas com professores/as nos apontam importantes elementos da prática pedagógica para uma sistematização coerente e possível do Esporte na PCS.

Referências


REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

ESCOBAR, M. O. Cultura Corporal na escola: tarefas da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, ano VII, n. 08, Dezembro, 1995.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MELLO, A. S. et al. Educação Física e Esporte: Reflexões e Ações Contemporâneas. Porto Alegre, v. 17, n. 02, p. 175-193, abr/jun de 2011.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2010.

PINA, L. C. Pedagogia Histórico-Crítica e transmissão do Conhecimento Sistematizado sobre o Esporte na Educação Física. Florianópolis: Motrivivência Ano XX, Nº 31, P. 115-131 Dez./2008.

Texto completo: PDF