Tamanho da fonte:
O CORPO EM MOVIMENTO: A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA-PARQUE 210/211SUL DE BRASÍLIA
Última alteração: 2021-09-10
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender a forma como as aulas de educação física são desenvolvidas, considerando o ponto de vista das crianças, no contexto da Escola-parque 210/211Sul, em Brasília. Foram observadas 27 aulas e produzidos 14 desenhos. Identificamos atividades que envolviam aspectos da cultura corporal, como jogos e brincadeiras. Concluímos, que as crianças consideram as aulas de educação física proveitosas, divertidas, além de contribuírem para constituir suas culturas infantis.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, p. l03-116, jul./dez. 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Currículo em Movimento do Distrito Federal – Ensino Fundamental Anos Iniciais – Anos Finais, Brasília: SEE/DF, 2018.
MARTINS, Alice Fátima. O ensino das artes nas escolas parque. In: PEREIRA, E. W. et al. (org.). Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Brasília: UnB, 2011. p. 231-251.
TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Isto não é uma criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da sociologia da infância em língua inglesa. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Santa Catarina, 2013.
TEIXEIRA, Anísio. Plano de Construções Escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-199, 1961.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, p. l03-116, jul./dez. 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Currículo em Movimento do Distrito Federal – Ensino Fundamental Anos Iniciais – Anos Finais, Brasília: SEE/DF, 2018.
MARTINS, Alice Fátima. O ensino das artes nas escolas parque. In: PEREIRA, E. W. et al. (org.). Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Brasília: UnB, 2011. p. 231-251.
TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Isto não é uma criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da sociologia da infância em língua inglesa. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Santa Catarina, 2013.
TEIXEIRA, Anísio. Plano de Construções Escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-199, 1961.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.
Texto completo:
PDF