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“DIVINA COMÉDIA HUMANA”: A AUTOMAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE: 2017 A 2020
Última alteração: 2021-09-10
Resumo
O presente trabalho, sob a inspiração da obra de belchior e pautado pelo marxismo, aborda o processo de institucionalização da lógica neoliberal na rede municipal de ensino de porto alegre. A partir de um estudo de caso, evidenciou-se que as políticas neoliberais geraram o que denomino de “automação do trabalho pedagógico”, que surge quando a autonomia, além de ser regulada pelos aspectos legais, imputa no professorado uma racionalidade extremamente individualista.
Referências
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo. 2014.
GRAMSCI, A. Apontamentos e notas para um conjunto de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: MONASTA, A. ANTONIO GRAMSCI. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, tradução: Paolo Nosella. 2010.
GHISLENI, A. LUCI, M. A avaliação em larga escala no Sistema Municipal de Ensino de Porto Alegre: aproximações e diferenças entre grupos implicados. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 163-179, mar./abr. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
MEDEIROS, M. F. de. Um pouco de ar fresco: singularidades, experimentações e criações no presente. Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Volume 1. 2006.
PORTO ALEGRE. Caderno pedagógico Nº 9. Ciclos de Formação Proposta. Político Pedagógica da Escola Cidadã. Porto Alegre; SMED; 1999.
PROGRAMA DE GOVERNO. Candidatura Nelson Marchezan Junior PSDB/Porto Alegre. Disponível em: Acesso em janeiro de 2021.
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PROGRAMA DE GOVERNO. Candidatura Nelson Marchezan Junior PSDB/Porto Alegre. Disponível em: Acesso em janeiro de 2021.
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