Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CICLOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ANAIS DE EVENTOS
Kleison Libarino de Amorim, Bruno Freitas Meireles, Isabel Porto Filgueiras

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Revisão integrativa de produções nacionais em anais de eventos sobre Educação Física escolar (EFE) e os ciclos de profissionalização docente por meio de busca no Google Acadêmico. Foram selecionadas 15 produções classificadas em 4 temas: Formação continuada, Formação inicial, Saberes e práticas e Mal-estar docente. Conclui-se que reconhecer as necessidades formativas de cada momento da carreira, o incremento de conhecimentos sobre saberes e práticas docentes ainda são dilemas e desafios.

Referências


ALVES, W. F. Paradigmas, saberes e práticas: uma análise nos cursos de especialização em educação física escolar. ANPED v. 27, 2004. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/t0823.pdf

CONTIN, L; SANTA MARIA, A. O Estresse na Carreira Docente. I Seminário de Estudos em Educação Física Escolar. UFSCAR. São Carlos, 2006. Disponível em: http://www.ufscar.br/~efe/pdf/luanda.pdf

DA COSTA, C. S; MONTEIRO, M. I. Boas práticas nas aulas de Educação Física no início da carreira docente. Anais da 16ª Semana da Educação Municipal e 6º Congresso Municipal de Educação de Bauru, 2016, p. 33-37. Disponível em: https://sites.bauru.sp.gov.br/arquivos/website_congressoeduca/arquivos/Anais_SESMB2016.pdf

DA ROSA DEON, V; DE FREITAS, J. A. M; LIEDTKE, F. Identidade docente: Um olhar para além da sala de aula. XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica XXII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação XVI Seminário de Extensão, p. 47. 2018 Disponível em: http://www.fw.uri.br/NewArquivos/publicacoes/publicacoesarquivos/305.pdf#page=47

DE MELO, T. M. Q.; VENTORIM, S. O PIBID na formação de professores de educação física: Percepções sobre o início da docência. ANPED, v. 37. 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt08-4197.pdf

FARIAS, G. O. et al. Ciclos da trajetória profissional na carreira docente em educação física. Movimento (ESEFID/UFRGS), 2018, 24.2: 441-454.

FERREIRA, A. M. et al. Os desafios da Educação Física Escolar para o professor em início de carreira. A palavra do diretor. Anais do VII FAVE – UNIVÉRTIX – Matipó/MG. 2014. p. 307-310. Disponível em: https://univertix.net/wp-content/uploads/2019/03/ANAIS-VII-FAVE-17-11-VOL-2.pdf

FOLLE, A; DO NASCIMENTO, J. V. Estudos sobre desenvolvimento profissional: da escolha à ruptura da carreira docente. Journal of Physical Education, v. 19, n. 4, p. 605-618, 2008.

GARIGLIO, J. A. A cultura docente de professores de educação física: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas. ANPED, v. 28, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt0869int.pdf

GARIGLIO, J. A. O papel da disciplina escolar no processo de constituição da cultura pedagógica de professores de Educação Física de uma escola profissionalizante. ANPED, v. 30, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT04-3146--Int.pdf

GODTSFRIEDT, J. Ciclos de vida profissional na carreira docente: revisão sistemática da literatura. Corpoconsciência, v. 19, n. 2, p. 9-17, 2016.

GONÇALVES, J. A. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, Antônio. (Org.) A vida de professor. Porto: Porto Editora, 2000. p. 141-170.

HENRIQUE, J. et al. Perfil de formação continuada e necessidades de formação de professores de educação física. In: Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2011. p. 01-14. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/view/2843/1652

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-62

JACINTO, D. F.; DE SOUZA ANTUNES, M. F. Em busca de uma nova estruturação de educação com qualidade com foco na formação de professores. FNPE - CONAPE. 2018. Disponível em: https://www.fnpe.com.br/docs/apresentacao-trabalhos/eixo-07/DEBORA_FERREIRA_JACINTO.pdf

MARQUES, M. N.; ILHA, F. R.; KRUG, H. N. Fico ou vou-me embora? Continuo a ensinar ou deixo o ensino? Os sentimentos expressos pelos professores de Educação Física diante da aposentadoria. IX Congresso nacional de Educação. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2595_1242.pdf

MARTINS, R. M. et al. A dinâmica entre a teoria e a prática da educação física no ensino fundamental no município de Maracanaú-Ceará. In: XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE. 2016. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/6conece/28enarel/paper/view/8530

MEDEIROS, T. et al. O PIBID e as aprendizagens na formação inicial de professores de Educação Física: O produto de uma etnografia com estudantes da Facos em Osório/RS. In: VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. 2016. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/paper/view/8271

ROTELLI, P. P. et al. Principais dificuldades dos professores de educação física nos primeiros anos de docência: elementos para (re) orientação das disciplinas de didática e prática de ensino do curso de licenciatura em educação física da UFU. Revista Especial de Educação Física, n. 2, p. 392-400, 2005. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2004/6.cultura_cotidiano/6.8_Principais_dificuldades.pdf

SANTOS, P.. Google Acadêmico: como usar essa rica ferramenta de pesquisas do Google. Rockcontent blog. São Paulo. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/google-academico/ Acesso em: 23 de mai. de 2021.

SILVA, G. M. S. Mal estar docente em professores de Educação Física do Município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2273

WHITTEMORE, R., & KNAFL, K. (2005). The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, 52(5), 546–553. doi:10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x . Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x

Texto completo: PDF