Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA ACADEMIA E FUTEBOL: NÚCLEO TOCANTINS
Vitor Antonio Cerignoni Coelho, Jean Carlo Ribeiro, Luan Pereira Lima, Saulo Pereira de Carvalho

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


INTRODUÇÃO: O objetivo deste projeto vem sendo implantar e desenvolver o núcleo do Programa Academia & Futebol no Estado do Tocantins vinculado a Universidade Federal do Tocantins. MÉTODOS: O programa está organizado a partir de três dimensões: a) garantir o acesso à prática do futebol e do futsal a 150 crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos de idade b) fomentar e incentivar a pesquisa sobre futebol, futsal e direitos do torcedor no estado do Tocantins; c) realizar cursos e eventos científicos relacionados à formação e capacitação de profissionais. Considerando a Pandemia da COVID-19 inicialmente o projeto utilizará a pesquisa documental e o uso das tecnologias. A realização das atividades práticas para as crianças e adolescentes estão suspensas, as aulas serão baseadas nos princípios da pedagogia do esporte. O projeto de pesquisa apresenta duas frentes de trabalho, a primeira voltada para uma escola de formação esportiva e a segunda de diagnóstico de estudos sobre o futebol no Tocantins. Para a realização dos eventos serão utilizadas plataformas digitais e redes sociais.
RESULTADOS PARCIAIS: Foram realizadas reuniões de grupo de pesquisa; encontros e formações virtuais sobre futebol; fomento à pesquisa e a produção do conhecimento científico sobre o futebol e suas manifestações; organização de eventos científicos, estabelecimento de parcerias comunitárias e participação da comunidade local. As atividades práticas de vivência; promoção e treinamento do futebol e futsal encontram-se paralisadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações de ensino, pesquisa e extensão do programa, bem como as parcerias, as atividades interdisciplinares e a gestão do projeto potencializará a formação superior, a capacitação profissional, a produção científica e a comunidade local, além de atender a uma parcela da população que possivelmente não teria acesso ao futebol em um ambiente estruturado e dispondo de materiais de alta qualidade.

Referências


FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
GARGANTA, Júlio Manuel. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. EFDeportes. Buenos Aires, Argentina, v. 8, n. 45, 2002.
PAES, R. R.; BALBINO, H. F. (Org.). Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
SCAGLIA, A. J. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. 164f. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

Texto completo: PDF