Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS DISPUTAS E OS SABERES ASSOCIADOS À NOÇÃO DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Rener Victor Oliveira de Souza, Emmanuelle Cynthia da Silva Ferreira, Cyntia Emanuelle Souza Lima, Breno José Mascarenhas Sá de Flor, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Esta revisão de literatura procura identificar esses saberes que envolvem a prática pedagógica na EF escolar, analisando os conflitos, divergências ou convergências existentes. Este estudo faz parte de um projeto mais amplo de pesquisa referente ao trabalho realizado ao longo de 2020-2021 pelo grupo de pesquisa em educação física escolar e processos formativos colaborativos Professora Adriana Inês de Paula (AIP). O grupo AIP existe desde 2017 com vínculo institucional à Universidade Federal do Ceará, composto com professores(as)-pesquisadores(as) heterogêneos e com diversidade de experiências, níveis de carreira docente e faixa etária. Em 2020, em decorrência da leitura crítica e do compartilhamento de significações sobre a revisão realizada por Maldonado et al. (2018) e pelos indicadores das revisões previamente realizadas por Betti, Ferraz e Dantas (2011) e por Bracht et al. (2011; 2012), foi estabelecida uma divisão em quatro subgrupos para realizar uma revisão sistemática retroativa aos anos referentes ao trabalho estudado. Essa divisão ocorreu por interesse/afinidade dos(as) pesquisadores(as) com as temáticas propostas. Assim, cada subgrupo organizou-se de forma autônoma e ficou responsável por revisar três periódicos nos anos de 2017 a 2020, sendo que o processo de revisão foi sistematizado em três fases. Os saberes que contemplam esses achados são diversos. Entretanto, enfaticamente, os esportes se sobressaem dos demais. É importante ressaltar que, ao procurarmos os termos nos textos, surgiam expressões que carregavam a palavra – prática – na íntegra; porém, não tinham a mesma intencionalidade, como exemplos são as “práticas corporais de aventura” e “prática avaliativa”. Salientamos a importância de estudar a prática de professores(as) para fomentar o seu próprio fazer reflexivo. Notamos, também, que embora a presença do termo seja notada em alguns artigos, ainda se faz necessário ampliar a discussão e aprofundar a pesquisa dessa temática para que possamos produzir reflexões, críticas e autocríticas pertinentes ao trato pedagógico da EF.

Referências


BETTI, M.; FERRAZ, O. L.; DANTAS, L. E. P. B. T. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. especial, pp. 105-115, dez. 2011.
BRACHT, V. et al. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento dos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, pp. 11-34, 2011.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, 1990, p. 177-229.
CHEVALLARD, Y. La Transposición didáctica: Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.
MALDONADO, D. T. et al. Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático-pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, pp. 444-458, jun. 2018.
SANCHES NETO, L.; SOUZA NETO, S. A epistemologia da prática e a sistematização de saberes docentes na educação física: a perspectiva de um grupo autônomo de “professores-pesquisadores”. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ., Juiz de Fora, v. 16, n. 2, jul./dez. 2014.

Texto completo: PDF