Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O TUTOR NA FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA À DISTÂNCIA: DIÁLOGO COM A LITERATURA
Luiz Eduardo de Barros Afonso, Jennifer Zanela, Ângela Celeste Barreto de Azevedo

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


A educação à distância começa a ser sistematizada com o Decreto nº 5.622 de 2005 regulamentando o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Atualmente este artigo da LDB é regulamentado pelo Decreto nº 9.057 de 2017, que define em seu Art. 1º a educação a distância (BRASIL, 2017). O modo como a educação a distância é posta em prática se dá de maneiras diferentes através de alguns modelos. Gomes (2005) apresenta o modelo b-learning , também de modelo híbrido, que é caracterizado por utilizar de momentos virtuais ou presenciais na forma de ensino e avaliação. A partir dessa relação, buscamos discutir um relato de experiência de professor tutor em curso à distância de Educação Física em que a utilização desse modelo implica diretamente na condição de apropriação dos conhecimentos científicos da área.

Referências


ARAÚJO, Carla Zandavalli Maluf de. A expansão do Ensino Superior a Distância em Mato Grosso do Sul, no período de 2000 a 2012. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 311-340, abr./jun. 2015.

BRASIL. Lei nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo, Cortez, 2012.

GOMES, Luiz Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação: revista da educação superior. São Paulo, v.18, n. 1, p. 13-22, mar. 2013.

HOLANDA, Viviane Rolim de; PAGLIUCA, Lorita Marlen a Freitag; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra. Aprendizagem na educação on-line: análise de conceito. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasil, v. 66, n. 3, 2013.

PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v .39, n. 2, p. 303-318, mai. 2013.

Texto completo: PDF