Políticas do Congresso

Processo de Avaliação pelos Pares

A comissão Organizadora do III CONECE vem a público para expor as diretrizes que norteiam a política cientifica do referido evento, assim como, aquelas que norteiam o processo de organização do CBCE no Ceará, qual sejam: democratização do conhecimento histórico produzido e reflexão crítica sobre o esporte e sociedade.

No que se refere ao primeiro ponto, enfatizamos as pretensões exposta pela Chapa Germinal de criação de um mecanismo em torno do CBCE de produção e socialização do conhecimento constituído no campo das ciências do esporte. Para tanto, os nossos objetivos adquirem forma no III CONECE onde ganha vida uma política que busque tornar financeiramente acessível apenas a participação de todos os professores, profissionais e estudantes com interesse na ciência do esporte enquanto congressistas. Contudo, abre-se também a possibilidade em nossa proposta de evento sem distinção de valores para congressistas e participantes com trabalhos se abre a possibilidade de que todos se tornem sujeitos nesse processo de produção científica nos espaços de GTT e pôsteres apresentando experiências e os conhecimentos acumulados em suas trajetórias enquanto intelectuais que atuam diretamente sobre o modelo de organização de nossa sociedade, em especial no campo da educação.

Diante da possibilidade de troca de experiências e conhecimentos pretendemos ajudar a consolidar uma cultura de debate no campo de ciência do esporte onde criticas e sínteses devem ser constituídas, dando origem a um novo conhecimento, enquanto fruto de uma ação onde os diversos conhecimentos individuais tornam-se coletivos. Portanto, encontramos no espaço do CBCE a possibilidade de construção de uma coletividade entre professores onde os mesmos podem se sentir enquanto membros de uma solidariedade mais ampla do que o rotina da escola, academia e os diversos espaços de trabalho podem proporcionar, uma solidariedade de classe.

Portanto, nos interessa a efetivação de um espaço amplo de debate e troca de idéias, com ampla exposição de trabalhos e relatos de experiências no qual a qualidade de conhecimento exposto e a qualidade do conhecimento conquistado devem ser avaliados sobre a mesma medida. Para tanto, o comitê científico responsável por avaliar os trabalhos deste evento – o qual possui total autonomia científica no processo de avaliação dos trabalhos – se guia por estas diretrizes acima descritas. Diretrizes essas que surgem de um processo de três anos de organização do CBCE-CE e que culmina com a realização do III CONECE em nossa cidade.

Assim, guiados por esse ideal, desejamos desenvolver em nosso estado uma organização daqueles que se propõe a pensar e produzir ciência do esporte em nosso pautado pela democracia e o inconformismo diante de uma realidade que não satisfaz nossos interesses coletivos.

 


Anais do III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte
Universidade Federal do Ceará
24 a 26 de setembro de 2010