Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte

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O ESTUDO DA REALIDADE DA ESCOLA ESTADUAL OSCAR CORDEIRO DO MUNICÍPIO DE ALGOINHAS /BA
Isis Santos Moreira, Juliana Correia dos Santos, Alaine Bruna de Deus Silva, Gilmário Souza dos Santos, Jutbergue Martins dos Santos, Natasha Norena Trabuco Mendes de Jesus, Ramon Santos Fabiano de Carvalho, Martha Benevides da Costa,

Última alteração: 2010-09-16

Resumo


RESUMO

 

Este trabalho constitui-se de experiências vivenciadas e relatadas pelas Docentes da Escola Estadual Oscar Cordeiro do município de Alagoinhas/Ba investigadas como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID do Curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia/Campus II. Desenvolvido com o propósito de obter informações que ofereçam subsídios e recursos necessários para diagnosticar a realidade da escola mencionada e a partir daí orientar o trabalho pedagógico.  O mesmo decorre de um estudo exploratório de campo, a partir de uma pesquisa qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas feitas com onze professoras da escola já mencionada. Para investigação dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo que tem por objetivos obter indicadores quantitativos ou não, que permitam a inferência de conhecimentos relativos ás condições de produção/recepção das mensagens (Minayo, 2006), como também textos referentes à área. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que o corpo docente da unidade escolar é comprometido com a pratica de ensino, no entanto faltam maiores investimentos e interesse por parte de alguns no que se refere à formação contínua. É necessário que os mesmos se apropriem melhor das linhas pedagógicas existentes, e que faça uso delas. Quanto ao projeto político pedagógico torna-se imprescindível que ele seja construído e vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. É preciso também que as autoridades competentes (MEC) e Secretaria da Educação não permitam que professores formados em determinada área ensinem em outra. Ofertando concursos públicos para preenchimento dessas vagas, principalmente na área de educação física que é carente de recursos humanos habilitados. Esperam-se professores militantes, atuantes, gerenciador, e lutador, que travem no dia-a-dia uma luta que não se limite apenas dentro da escola, mas que se expanda para além dos muros escolares.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Escola; Professores


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