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A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – CAMPUS DE IGUATU: UM RETRATO DA SUA REALIDADE
Paulo Roberto Ricarte Pereira, Juciel de Araújo Lima

Última alteração: 2010-09-19

Resumo


RESUMO

 

Em linhas gerais, o presente estudo trata-se de um Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso de graduação em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) - Campus Iguatu. A proposta deste estudo surgiu da inquietação de como a Prática como Componente Curricular (PCC) estava sendo tratada no referido curso. Bem como, contribuir com a melhoria desta prática nesta IES beneficiando os acadêmicos e refletir sobre sua legitimação. O objetivo central trata-se de analisar a realidade e aplicabilidade da PCC no curso aqui referendado. Quanto à metodologia aplicada, esta obra se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, com caráter bibliográfico-documental, com inserção no campo. Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e observações assistemáticas. O método escolhido para a análise dos dados foi o dialético. Por fim, as considerações finais, que vem no intuito de expor os resultados da pesquisa diante dos dados coletados e discutidos com amparo dos sujeitos e do referencial teórico. Adianta-se que essa prática não está sendo tratada dentro do referido curso como emana o PPP do mesmo e que não há entendimento pleno por parte de alunos e professores quanto à referida prática. Esta pesquisa foi de suma importância e relevância para o meio acadêmico, logo é dela que se subtraem fundamentos de como a PCC procedia até o semestre 2009.2, podendo vir a refletir nos semestres seguintes e como ela está ou deveria estar sendo processada no referido ano. Espera-se com essa pesquisa, contribuir de forma qualitativa para a formação acadêmica do curso, onde todos os acadêmicos do curso citado possam ser sujeitos da prática, participando de uma maneira objetiva, clara e participativa.


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