Visão Geral

Sobre o Congresso:

O Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte (CSBCE) é um evento científico de periodicidade bienal, organizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), através de suas secretarias estaduais nos estados da Região Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento consolidou-se como referência para pesquisadores, professores e estudantes das áreas da Educação Física, do Esporte e do Lazer. Este VII Congresso será realizado nos dias 25, 25 e 27 de setembro de 2014, na cidade de Matinhos, no litoral do Paraná, nas instalações da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral.


Sobre o Tema:

O universo das práticas corporais e dos esportes ocupa a cena nacional, projetado pelo fato do Brasil sediar eventos esportivos internacionais. Do mesmo modo, repercutem disputas e contradições relacionadas a diferentes expectativas e projetos nos planos social, político e econômico. Enquanto os discursos oficiais reverberam a euforia com os megaeventos esportivos, são observadas contracenas numa variedade de contestações quanto a forma, efeitos ou realização dos mesmos. Tais polarizações passaram a compor o cenário brasileiro atual, de forma que a análise deste cenário tem sido temática de muitos eventos acadêmicos.

O VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, por sua vez, propõe à comunidade acadêmica a análise e a reflexão sobre as implicações destes processos nos espaços cotidianos, nos quais desenvolvem-se as rotinas de trabalho com o esporte e outras práticas corporais. Neste sentido, se recolocam temáticas já clássicas, como a análise das implicações deste cenário na escola. Por outro lado, espera-se expandir as análises para outros âmbitos de atuação profissional, como àqueles da formação e do treinamento esportivo e das práticas e espaços de lazer.

A temática articuladora do Congresso tratará dos “percursos e percalços do trabalho” em três âmbitos de relações sociais e profissionais - do lazer, do esporte e da escola - na medida em que esses são espaços interpelados pelos “tempos de megaeventos” e pela agenda que pretende ranquear o Brasil entre os dez primeiros colocados no quadro de medalhas dos jogos olímpicos de 2016.

Os debates deste VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte pretendem, assim, estimular a compreensão das imbricações entre as dinâmicas macro e micro, nacional e local, que apresentam-se no centro das tensões e desafios do trabalho nestes âmbitos.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Anais do V Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí 23 a 25 de setembro 23, 2010