Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FISICA E SAÚDE MENTAL EM JATAÍ-GO
cleusa menezes maria

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


A saúde mental é descrita como nível de qualidade de vida emocional. Em seu aspecto positivo, normativo e saudável, pode ser descrito como a capacidade que o indivíduo tem para apreciar a vida sem perder a noção de tempo e espaço, estando em contínuo controle das atividades e esforços para resistir à pressão de situações adversas como: estar alegre/triste, ter coragem/medo, sentir amor/ódio, ciúmes, culpa e etc., sem entrar em surto psicológico, ou seja, aceitar as exigências da vida (ANDRADE, 2011).
A depressão é uma doença psíquica, podendo acometer qualquer pessoa em distintas faixas etárias, classe social ou cultural. Apontada como uma doença que tende a aumentar ao longo do século, sua prevalência está estimada em 14% do total da população mundial. Outros dados indicam que os clínicos gerais atendem de 10 a 25% de pessoas que apresentam um ou mais sintomas dessa enfermidade (HORTENCIO et al, 2010).
Somam-se a estes os estudos que afirmam ser a prática regular de atividade física um fator da promoção da saúde e tratamento da depressão. Tal aspecto desencadeou o interesse pela pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso que objetivou conhecer o cenário de atendimento e de tratamento das pessoas diagnosticadas com depressão em Jatai-GO.

Texto completo: PDF