Submissões

Submissões On-line

Já possui um Login/Senha de acesso ao Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A Inscrição, preenchendo o cadastro para criar seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e verificar a etapa de submissões.

 

Normas de submissão para o/a autor/a

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SIMPLES

Os textos submetidos para o formato de resumo simples devem ser os resultados da pesquisa científica ou experiência ou prática de ensino e aprendizagem. Eles serão apresentados em cartazes (formato de pôster).

DIRETRIZES PARA FORMATAÇÃO DOS TEXTOS/RESUMOS

Envie pôsteres em resumos simples com até 5.000 caracteres, incluindo espaços com as seguintes informações:
Título;
Nomes dos autores (título, instituição e endereço de e-mail);
Palavras-chave (máximo de três);
Introdução/justificação/base teórica;
Finalidades;
Método;
Análise e discussão;
Conclusões;
Referências;
Fonte de financiamento;
O texto do pôster pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deve conter apenas texto;
Os nomes completos dos autores devem ser exibidos.

Digite seus trabalhos no Word para Windows, com o seguinte formato:
Páginas tamanho A4
Times New Roman, tamanho 14 (título) e tamanho 12 (texto),
Espaçamento 1,5 sem espaçamento entre parágrafos e deslocamento de 1,25cm na primeira linha (exceto citações de mais de três linhas)
Margens superior e inferior de 4 cm, margens direita e esquerda de 2,5 cm.
Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes de ilustrações, figuras e tabelas devem estar na fonte do tamanho 11.
Referências e citações no texto devem obedecer à NBR 6023/2003;
Resumos simples não devem conter informações como tabelas, gráficos, imagens de qualquer tipo ou fotos (que podem ser colocadas no pôster, se aplicável);

Não serão aceitos: resumos simples de mais de seis (6) autores (incluindo o orientador); resumos com uma mera descrição do projeto, intenção de texto; textos com resultados preliminares; resumos de revisão de literatura; textos que não são caracterizados como pesquisa científica ou experiência ou prática de ensino e aprendizagem; resumos sem rigorosa gramática e revisão, revisão, digitação, conteúdo e dados de pesquisa; resumos com tabelas, gráficos, fotos, fotos de qualquer tipo.

Para formatar e enviar um texto, use o MODELO.

PASSOS PARA A SUBMISSÃO DE RESUMO SIMPLES
Siga as orientações abaixo para efetivar a submissão dos trabalhos na plataforma SOAC-CBCE:

a. ATENÇÃO: Para completar sua submissão em trabalhos com até 3 (três) autores, pelo menos um autor deve confirmar e pagar sua inscrição no evento. Em trabalhos com quatro (4) a seis (6) autores, pelo menos dois autores devem confirmar seu registro para concluir a submissão.

b. O/A autor/a que fará a submissão do trabalho deverá estar cadastrado na Plataforma SOAC-CBCE. Se já tiver cadastro, basta acessar com seu login e senha. Caso ainda não tenha o cadastro acesse o link http://congressos.cbce.org.br/index.php/7concoce/7concoce/user/account. No momento de fazer o cadastro não esquecer de habilitar a função "Autor".

c. Tendo o cadastro, o/a autor/a deve fazer o seu LOGIN no Sistema. Ao entrar estará na sua PÁGINA DE USUÁRIO escolha o evento VII Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte. Se não aparecer a função AUTOR, terá que clicar no link "Editar meu perfil". Nessa página, ao final, deve habilitar a função AUTOR e clicar no botão "Salvar". Feito isso, já na PÁGINA DO USUÁRIO, no evento VII Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte, terá que clicar no link "[Nova submissão]" para iniciar o processo.

d. O processo de submissão envolve 5 passos:
• PASSO 1: INÍCIO: Terá que indicar o GTT para o qual o trabalho será direcionado. Clique aqui para ver as ementas de cada GTT. Indicar que se trata de um Resumo Simples, para Apresentação no formato Pôster. Observar as diretrizes e informações sobre direitos autorais.

• PASSO 2: TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO: Neste momento o/a autor/a que está fazendo a submissão deverá fazer o upload (anexar) o texto do RESUMO SIMPLES SEM A IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIA. Utilizar o mesmo template, porém suprimindo todas as informações que possam fazer com que os autores sejam identificados (nomes, instituições, grupos, referências). Também é necessário que, nas "Propriedades" do arquivo sejam suprimidas as informações do autor/computador. Essa tarefa é muito importante porque este arquivo do "Passo 2" é o que seguira para os avaliadores. Estando sem identificação, a coordenação científica poderá garantir a avaliação duplo cego.

• PASSO 3: INCLUSÃO DE METADADOS: É o momento de incluir os METADADOS, isto é, colocar as informações dos/as autores/as, assim como colocar os dados do título e do resumo informativo. O/A autor/a que está fazendo a submissão deve ter o cuidado de preencher todos os campos. Para que um novo autor seja cadastrado, deve-se clicar no botão "Incluir Autor", até que todos os metadados estejam devidamente presentes.

• PASSO 4: TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES: Nesta fase da submissão (Transferência de Documentos Suplementares), outros arquivos devem ser "postados". São eles:
1. O texto do RESUMO SIMPLES COM A IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIA, tal qual consta no template (MODELO) disponível na seção de normas. É este arquivo que, caso o trabalho seja aprovado e apresentado, será publicado nos Anais do evento.

2. Os COMPROVANTES DE PAGAMENTOS DE INSCRIÇÃO no evento conforme a seguinte regra: em trabalhos com até 3 (três) autores, pelo menos um autor deve confirmar e pagar sua inscrição no evento. Em trabalhos com quatro (4) a seis (6) autores, pelo menos dois autores devem confirmar seu registro para concluir a submissão.

• PASSO 5: CONFIRMAÇÃO: O último passo se refere a uma conferência final dos arquivos anexados/postados. Se estiver tudo de acordo com as orientações/diretrizes, basta clicar no botão "Concluir Submissão". O cadastro será enviado para o Coordenador do Comitê Científico, para que este observe o atendimento às normas e desenvolva o processo avaliativo.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Antes de enviar seu texto, prepare seus arquivos usando o modelo e sempre siga as regras para evitar a rejeição automática;

O não cumprimento das regras para submissão de texto resultará em descarte de texto pelo Comitê Científico;

O conteúdo dos textos será de responsabilidade exclusiva do (s) autor (es), e não será realizado pela organização do evento;

O comitê organizador e o comitê científico não são responsáveis ​​por nenhum problema (inclusive vírus) que impeça a abertura dos arquivos;

Os textos devem seguir as novas regras gramaticais da língua portuguesa em vigor desde 1º de janeiro de 2009;

O material aceito para apresentação e publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não estão sujeitos a substituição e emendas a eles;

Se o comitê identificar um terceiro texto enviado para o formato de resumo estendido ou outros do mesmo autor/coautor, eles serão desconsiderados. O sistema de submissão on-line SOAC mostra a data e a hora em que cada texto foi enviado;

Somente os textos aprovados e efetivamente apresentados por um de seus autores, serão disponibilizados em tramitação eletrônica do evento e receberão certificado para apresentação;

Os trabalhos devem ser submetidos por autores cadastrados no evento.

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos submetidos serão avaliados em vista dos seguintes critérios e processos:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação dos trabalhos serão os seguintes:
a) Atualidade e relevância: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual para a área da Educação Física e Ciências do Esporte; se demonstra elementos de relevância acadêmica e social.

b) Coerência teórico-metodológica: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, ausente de contradições e de imprecisões, chegando a conclusões condizentes com o processo argumentativo, analítico e interpretativo apresentado;

c) Consistência argumentativa: se o trabalho, no campo de conhecimento em que ele pretende colaborar, consegue se sustentar em termos de capacidade de convencimento, de verossimilhança daquilo que apresenta (se faz sentido no campo específico, com consistência).

d) Registro linguístico e normas técnicas: se o trabalho apresenta um registro textual adequado no idioma em que foi produzido; se o texto demonstra clareza, tendo uma argumentação concatenada; se atende às determinações das normas técnicas adotadas pelo evento.

PROCESSO AVALIATIVO DOS RESUMOS SIMPLES

O processo de avaliações será desenvolvido da seguinte maneira:
- O processo de avaliação dos resumos simples iniciará com apenas 1 avaliador@. Nesse caso, se a recomendação dess@ primeir@ avaliador@ for de rejeitar, outr@ colaborador@ será designad@ para a apreciação do resumo, com o intuito de confirmar a recomendação inicial.
- Cabe destacar que as avaliações dos resumos simples (pôsteres) têm como expectativa incorporar mais agentes no universo da pesquisa e da produção de conhecimentos; isso não significa ignorar os critérios de avaliação, mas ter um olhar distinto para eles.
- Diante dos fundamentos da avaliação (baseados nos critérios) e da recomendação à Comissão Científica, será emitida uma decisão;
- Essa decisão será comunicada ao autor correspondente, via plataforma SOAC-CBCE. Todas as decisões devem ser acompanhadas dos argumentos que as sustentaram, principalmente nos casos de rejeição. Não podemos simplesmente rejeitar trabalhos sem apresentar argumentos consistentes para os autores, inclusive numa perspectiva pedagógica.
OBSERVAÇÃO: no caso dos trabalhos de pôster, as decisões podem ser comunicadas para os autores tão logo elas estejam prontas, na medida em que não há vagas de limites para número de pôsteres aprovados.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. O arquivo de submissão está no formato .doc (Microsoft Word).
  2. Todos os endereços da Internet (URLs) incluídos no documento (por exemplo: http://www.cbce.org.br) estão ativos e prontos para uso.
  3. O texto atende aos itens de formatação descritos nas normas: Páginas tamanho A4; Times New Roman, tamanho 14 (título) e tamanho 12 (texto); Espaçamento 1,5 sem espaçamento entre parágrafos e deslocamento de 1,25cm na primeira linha (exceto citações de mais de três linhas); Margens superior e inferior de 4 cm, margens direita e esquerda de 2,5 cm; Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes de ilustrações, figuras e tabelas devem estar na fonte do tamanho 11; Referências e citações no texto devem obedecer à NBR 6023/2003; Resumos simples não devem conter informações como tabelas, gráficos, imagens de qualquer tipo ou fotos (que podem ser colocadas no pôster, se aplicável).
  4. O texto usa o modelo com a identidade visual do Congresso. O texto foi elaborado e/ou inserido no MODELO indicado.
  5. As menções de autoria foram removidas do documento, bem como em qualquer referência que identifique autoria. Salve todos os documentos do Microsoft Office acessando a opção de menu Arquivo > Salvar como; em seguida, clicando em Ferramentas (ou Opções em um Mac); clicando em Segurança; escolhendo Remover informações pessoais das propriedades do arquivo; e clicando em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem trabalhos a este Congresso aceitam os seguintes termos:

a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à Congresso disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial neste Congresso.

b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revisada em uma revista, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial neste Congresso.

c) Autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou no sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a Congresso.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados neste congresso serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.