Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

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CONDIÇÕES FÍSICAS E ESTRUTURAIS DO CENTRO ESPORTIVO MIOSOTIS-MARINGÁ PR
Ana Paula Juvedi Trindade

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução:Atualmente na cidade de Maringá, diversos bairros contam com a presença de Centros Esportivos, que são utilizados pela comunidade para diversas práticas esportivas e recreativas.Objetivos: O objetivo do estudo foi diagnosticar as condições do Centro Esportivo Profº Bento Fernandes Dias (Miosotis), e assim sugerir algumas ideias para Políticas Públicas no local. Metodologia:No dia 31 de agosto de 2017, os pesquisadores se dirigiram até ao Centro Esportivo Municipal- Miosotis para diagnosticar as condições físicas e estruturais do local como os: espaços,acessibilidade, materiais e recursos humanos identificando a função, formação, tempo de serviço e modalidades aplicadas por cada profissional. Foi feito um levantamento sobre as atividades já disponíveis no Centro Esportivo (CE), e todo esse levantamento de dados foi executado com o acompanhamento do José Ricardo de Oliveira, coordenador da unidade esportiva. Resultados: Em relação aos recursos humanos e materiais o CE é de referência para os demais Centros Esportivos da cidade, porém a sua estrutura deixa a desejar, com pouca acessibilidade e segurança para a população participante da unidade. Os projetos e aulas ministrados são de acordo com a demanda dos usuários, e algumas turmas possuem lista de espera para a prática. Conclusões: Foi identificado um déficit de atividades em que mais de uma faixa etária seja comtemplada, levando em conta que o CE-Miosotis, fica aberto aos finais de semana e que aos sábados alguns professores ainda cumprem com sua carga horária semanal, o grupo propôs uma parceria entre o CE e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), para que seja realizado 2 Gincanas para as Famílias usuárias do CE-Miosotis, uma no primeiro semestre e outra ao final do segundo semestre do ano, proporcionando para as famílias uma tarde de brincadeiras e diversão com o auxílio dos alunos da UEM e professores do CE.

Palavras-chave


Políticas públicas; Recreação; Família.

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