Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

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LAZER E NATUREZA COMO TEMA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DO TRAKKING
Junior Vagner Pereira da Silva

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: O presente estudo, trata-se de uma extensão do grupo PET-Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, cuja proposta foi trabalhar os temas lazer na natureza com alunos de uma escola estadual de Campo Grande/MS. Para tal, optou-se por realizar um trakking ao complexo de cachoeiras do Ceuzinho. Objetivos: Apresentar o conceito de lazer e natureza por meio de atividades in loco (trakking). Metodologia: O público-alvo foi composto por 33 jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 12 e 18 anos. Foram realizadas três aulas. Nas duas primeiras, trabalhamos os conceitos de lazer e natureza. A terceira aula constitui-se em um trakking pelas cachoeiras do Ceuzinho, em uma trilha denomina: Trilha da usina abandonada, onde conta-se a história da primeira usina hidrelétrica do município de Campo Grande/MS. Resultados: Na primeira aula cujo tema foi o lazer, foi interessante verificar que, ainda que de forma incipiente, os alunos possuíam um grau de entendimento sobre o tema e seus interesses e que durante as atividades propostas esse entendimento foi sendo ampliado, uma vez que a maioria conseguiu compreender e realizar as tarefas de forma satisfatória. Na segunda aula, cujo tema foi natureza, foi possível perceber que havia um distanciamento dos alunos com o tema. Já no início poucos conheciam a rosa dos ventos e seus pontos cardiais, bem como não conheciam nenhum espaço natural do município, exceto os parques urbanos. Na Terceira aula, o vislumbre dos alunos ao se depararem com uma cachoeira de verdade, a vegetação, o terreno do local e também o impacto deixado pelo homem ao passar pelo local despertou um sentimento crítico sobre a importância destes ambientes, corroborando para que além do conhecimento de espaços naturais de lazer e possibilidades de uso deste espaço, um processo formativo também ocorresse. Conclusões: A proposta se mostrou capaz de contribuir com a formação pessoal e social dos alunos, estimulando um sentimento de pertencimento a natureza capaz de despertar um pensamento crítico sobre a relação homem-natureza. Também mostrou que é possível que a Educação Física se aproprie de espaços externos a escola para desenvolver suas aulas voltadas a temática lazer.

Palavras-chave


Lazer; Meio Ambiente; Esporte na Natureza.

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