Programa

Tema: A (DES)INTEGRAÇÃO NA ÁREA 21 DA CAPES FRENTE AS PROPOSTAS DE MULTI E INTERDISCIPLINARIDADE
A proposta deste evento está assentada no desafio da materialização de abordagens multi e interdisciplinares nas práticas de pesquisa e de produção de conhecimentos na área de Educação Física, num sentido de superação de modelos burocráticos, meritocráticos e conservadores. O desafio está em construir e implementar - coletivamente - novos/outros conjuntos de práticas e de indicadores, especialmente aqueles que coloquem mais centralidade nos esforços multi e interdisciplinares no campo de conhecimentos da Educação Física.
Na área de Educação Física, embora constituído de objetos que demandam abordagens analítico-interpretativas multi e interdisciplinares (como, por exemplo, a saúde, o corpo, o lazer, o ensino), isso tem ocorrido de maneira disciplinar, ressoando como uma produção parcial e de difícil materialização quando se quer pensar a transferência de conhecimentos para formular políticas públicas de amplo alcance social. E o impacto não se dá apenas na caracterização dos conhecimentos produzidos, pois isso dialoga com a desintegração das práticas científicas, uma vez que vários coletivos de docentes-pesquisadores passam a não se perceber como parte reconhecida, especialmente quando se observa dinâmicas de autonomização de determinados grupos capazes de fazer valer suas interpretações disciplinares.


DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2018

19:00 CERIMÔNIA DE ABERTURA
19:30 MESA 01:
Sala de Seminários de LAPEX
RUMOS DA (DES)INTEGRAÇÃO EM DISTINTAS ÁERAS DA CAPES E A IMPLICAÇÕES NOS/DOS PROCESSOS AVALIATIVOS
Ementa: Mesa orientada para a apresentação de informações sobre os rumos da (des)integração em distintas áreas da CAPES, assim como análises e debates acerca das inter-relações com os processos avaliativos, tendo como eixo norteador o debate sobre a multi e a interdisciplinaridade.
Convidados:
Dra. Christianne Luce Gomes (Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais)
Dra. Debora Mazza (Diretora Associada da Faculdade de Educação e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas)
Dr. Edison de Jesus Manoel (Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de São Paulo)
Dr. Marcos Garcia Neira (Diretor da Faculdade de Educação e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo)
Coordenadora:
Dra. Silvia Cristina Franco Amaral (UNICAMP, Coordenadora do Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física)


13 DE NOVEMBRO DE 2018

09:00 MESA 02:
Sala de Seminários de LAPEX
MULTI E INTERDISCIPLINARIDADE NAS PROPOSTAS DA CAPES E SUAS RESSONÂNCIAS PARA O FINANCIAMENTO E A AVALIAÇÃO NA ÁREA 21
Ementa: Mesa dedicada a apresentar e discutir as políticas da CAPES no que diz respeito às dinâmicas de imbricações disciplinares na produção de conhecimentos relevantes para a sociedade brasileira em tempos de restrições orçamentárias e anomalias políticas.
Convidados:
Dra. Claudia Lucia de Moraes Forjaz (Coordenadora Adjunta da Área 21 da CAPES)
Dr. Lauro Casqueiro Vianna (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília)
Dra. Terezinha Petrucia da Nóbrega (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Coordenador:
Dr. Edivaldo Góis Júnior (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas)


13:30 SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Sala Geodésica
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES: RESUMOS EXPANDIDOS E SIMPLES
Ementa: o evento receberá trabalhos no formato de resumo simples (2 páginas) e de resumo expandido (5 páginas). Os trabalhos selecionados serão apresentados na forma de pôster.
Coordenação:
Dr. Elisandro Schultz Wittizorecki> (Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Dr. Pedro Fernando Avalone Athayde> (Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília)
Dr. Romilson Augusto dos Santos (Docente da Universidade Federal da Bahia)



15:00 MESA 03:
Sala de Seminários de LAPEX
DIFERENTES PERSPECTIVAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA, DIFICULDADES DE CONVIVÊNCIA E DE SOBREVIVÊNCIA FRENTE AOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E AS NOVAS FORMAS DE FINANCIAMENTO DA PESQUISA BRASILEIRA
Ementa: Mesa centrada em questões da avaliação da/na área 21 da CAPES em relação às diferentes perspectivas e práticas de produção de conhecimentos nas subáreas da Educação Física, assim como suas implicações na convivência e sobrevivência dos pesquisadores, colocando em destaque as novas formas de financiamento da pesquisa brasileira.
Convidados:
Dra. Cláudia Regina Cavaglieri (Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas)
Dr. Fernando Mascarenhas (Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília)
Dr. Alex Branco Fraga (Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Dra. Marilia Velardi (Docente do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo)
Coordenadora:
Dra. Larissa Michelle Lara (Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá/Universidade Estadual de Londrina)

19:00 FÓRUM:
Sala de Seminários de LAPEX
FÓRUM DE DEBATES COM COORDENADORES: MULTI E INTERDISCIPLINARIDADE NA PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ementa: Exposições dos coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação Física e debates sobre desafios e propostas de pesquisas e produção de conhecimentos em perspectivas multi e interdisciplinares. Nesse sentido, também faz parte da pauta as dinâmicas de avaliação e de financiamento das pesquisas científicas, dos pesquisadores e dos Programas.
Convidad@s:
Coordenador@s de Programas de Pós-Graduação em Educação Física


IV CONCENO e II CEF- 05 à 07 de Dezembro de 2012 - UNIFAP