Políticas do Congresso

Processo de Avaliação pelos Pares

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação dos trabalhos serão os seguintes:
a) Atualidade e relevância: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual para a área da Educação Física e Ciências do Esporte; se demonstra elementos de relevância acadêmica e social.

b) Coerência teórico-metodológica: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, ausente de contradições e de imprecisões, chegando a conclusões condizentes com o processo argumentativo, analítico e interpretativo apresentado;

c) Consistência argumentativa: se o trabalho, no campo de conhecimento em que ele pretende colaborar, consegue se sustentar em termos de capacidade de convencimento, de verossimilhança daquilo que apresenta (se faz sentido no campo específico, com consistência).

d) Registro linguístico e normas técnicas: se o trabalho apresenta um registro textual adequado no idioma em que foi produzido; se o texto demonstra clareza, tendo uma argumentação concatenada; se atende às determinações das normas técnicas adotadas pelo evento.

PROCESSO AVALIATIVO DOS RESUMOS SIMPLES

O processo de avaliações será desenvolvido da seguinte maneira:
- O processo de avaliação dos resumos simples iniciará com apenas 1 avaliador@. Nesse caso, se a recomendação dess@ primeir@ avaliador@ for de rejeitar, outr@ colaborador@ será designad@ para a apreciação do resumo, com o intuito de confirmar a recomendação inicial.
- Cabe destacar que as avaliações dos resumos simples (pôsteres) têm como expectativa incorporar mais agentes no universo da pesquisa e da produção de conhecimentos; isso não significa ignorar os critérios de avaliação, mas ter um olhar distinto para eles.
- Diante dos fundamentos da avaliação (baseados nos critérios) e da recomendação à Comissão Científica, será emitida uma decisão;
- Essa decisão será comunicada ao autor correspondente, via plataforma SOAC-CBCE. Todas as decisões devem ser acompanhadas dos argumentos que as sustentaram, principalmente nos casos de rejeição. Não podemos simplesmente rejeitar trabalhos sem apresentar argumentos consistentes para os autores, inclusive numa perspectiva pedagógica.
OBSERVAÇÃO: no caso dos trabalhos de pôster, as decisões podem ser comunicadas para os autores tão logo elas estejam prontas, na medida em que não há vagas de limites para número de pôsteres aprovados.

 

Normas de Submissão

1. Os trabalhos poderão ser apresentados somente no formato comunicação oral;

2.  O(a) autor(a) deverá indicar um dos 3 subtemas do congresso:  i) Teoria e prática: abordagens epistemológicas; ii) A relação entre teoria e prática nos diversos campos da pesquisa científica;iii) O conflito entre teoria e prática no campo da experiência profissional;

3. Serão aceitos trabalhos resultado de pesquisas concluídas; pesquisa em andamentos e relatos de experiências;

4. Dimensões do trabalho: Mínimo de 20.000 (vinte mil) e máximo de 30.000 (trinta mil) caracteres, incluindo-se neste cômputo os espaços, as notas, as referências e o resumo com no máximo de 100 palavras;

5. Configuração: a) Software para edição: Word 6.0 for Windows (ou superior); b) Formato da página: papel A4, com margens superior, inferior e direita de 2,5 cm e esquerda de 3,0 cm; c) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples;

6. Formato: O arquivo com o texto completo, deverá conter:. Título em caixa alta, centralizado; A dois espaços abaixo justificado a esquerda, incluir a autoria com uma mini biografia em nota de rodapé; A dois espaços abaixo incluir o resumo em português, contendo no máximo 100 (cem) palavras e logo abaixo em Itálico incluir 3 palavras chaves; A dois novos espaços abaixo das palavras chaves os elementos textuais, e ao final, as Referências Bibliográficas;

7. A avalição dos trabalhos será realizada pelo Comitê Científico do GTT Epistemologia do CBCE e será observado os seguintes critérios: adequação ao tema do Colóquio e aos seus subtemas; consistência argumentativa; diálogo com a literatura; progressão (concluído ou em andamento); qualidade da escrita;

8. A comissão organizadora e a comissão científica não se responsabilizarão por eventuais problemas (inclusive vírus) que impeçam a abertura dos arquivos.

 

Observações finais:

a) O não cumprimento rigoroso das normas para inscrição do trabalho implicará na desclassificação do mesmo pela comissão científica.

b) Os conteúdos dos trabalhos, assim como dos seus respectivos resumos, serão de total responsabilidade dos(as) autores(as), sendo que não será realizada, por parte da organização do evento, qualquer tipo de revisão.

c) O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores.

d) Salientamos que a comunicação entre coordenação do evento e autores será efetivada via SOAC-CBCE e mensagens de e-mail, devendo assim os autores estarem atentos aos correios eletrônicos.



V Congresso de Epistemologia da Educação Física: "A problemática da relação teoria e prática: diversas perspectivas" - 22 e 23 de Outubro de 2010 na UFAL