Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A Inserção da Técnica no Currículo em Cursos de Educação Física
Leon Ramyssés Vieira Dias, Ângela Celeste Barreto Azevedo, André Malina

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


A pesquisa aborda como está presente a questão da técnica na Universidade. Para isso, o estudo teve como objetivo analisar como a técnica está presente no currículo dos cursos de EF na da UFRJ.
A coleta de dados partiu dos PPPs, redigidos no ano de 2006 e vigentes atualmente, dos cursos de licenciatura e graduação em EF da UFRJ. Comparou-se as disciplinas dos cursos, sem contabilizar o Estágio Supervisionado, Prática de Ensino e Monografia. Destacaram-se as disciplinas presentes nos dois cursos categorizando-as como “iguais” ou “equivalentes”, devido à igualdade do nome, carga horária e ementa. Após, verificou-se qual Dimensão do Conhecimento possuía maior número de disciplinas comuns aos cursos e analisou-se o Plano de Curso dessas disciplinas, cruzando ementa com bibliografia básica.
Como resultado notou-se que há prevalência das questões técnicas, vinculadas ao fazer, em detrimento dos aspectos reflexivos da prática educativa, caracterizada pela ausência de referências que tratem das questões educacionais e socioculturais, não demonstrando, portanto, a visão crítica objetivada pela formação.

Texto completo: PDF