Sala de Imagem

SOBRE A SALA DE IMAGEM

A Sala de Imagens (SIM) foi idealizada no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) no ano de2005, em Porto Alegre/RS, por sugestão do professor Dr. Mauro Betti e com a anuência de todos os membros do GTT Comunicação e Mídia. Esta ideia partiu da necessidade de publicizar outras formas de linguagem para além da programação do Conbrace, das comunicações orais e dos pôsteres. Foi batizada pelo Prof. Dr. Augusto Cesar Rios Leiro como Sala de Imagens (SIM) e contemplada por todos que fazem o GTT-02.

Assim, iniciando com mostra de vídeos surgiu também a necessidade da mostra de fotografias integrada à mostra de vídeos como resultado da avaliação e dos diálogos com os autores, ouvintes e participantes da SIM, possibilitando com isso,aos congressistas, o compartilhamento de experiências e reflexões por meiodas linguagens visuais.

Desde sua idealização (2005) até o último Conbrace (2015) a SIM tem se constituído em um espaço plural e permanente capaz de acolher vídeos e fotografias, com diferentes linguagensvisuais e com temáticas relacionadas à Educação Física e às Ciências do Esporte o que ratifica um novo horizonte para buscar outras maneiras de produzir e compartilharo conhecimento o que fica explicito na variedade de fotos e vídeos das mais variadas regiões do país (Belém/PA, Brumadinho-MG, Cáceres/MT, Campinas/SP, CampoGrande/MS, Curitiba/PR, Lajeado/RS, Fortaleza/CE, Paulo Afonso/BA, Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Recife/PE, RioBranco/Acre, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/Bahia entre outras.)

Portanto, a proposta se qualificou graças ao esforço dos organizadores e a disposição de autores(as) de diversos estados brasileiros,consolidando a iniciativa e, em 2015, celebramos 10 anos da inserção de vídeos nas reflexões científicas do GTT-02 e 6 anos da criação da SIM.

Pensando nos objetivos que regem esta entidade – CBCE – em que promover e incrementar estudos e pesquisas relacionadas à área acadêmica Educação Física e Ciências do Esporte constituem-se numa condição necessária e importante para a consolidação da entidade.

Ainda, ao veicular o conhecimento produzido por meio da publicação de periódicos, da promoção de reuniões científicas e outras iniciativas de distintas ordens como a publicização de vídeos e fotografias, o CBCE, juntamente com o GTT-02, cumpre um papel importante no sentido de organizar e aglutinar pesquisadores com interesses comuns de estudos e pesquisas, mas, também de fomentar e organizar a reflexão, a produção e a difusão de conhecimento.

 

COMO FUNCIONA

Em construção...

 

EQUIPE COORDENADORA

 

Coordenador

Rogério Santos Pereira

 

Comitê Científico

Alan Queiroz Costa
Allyson Carvalho de Araújo
Augusto Cesar Rios Leiro
Cássia Hack
Cristiano Mezzaroba
Diego de Sousa Mendes
Fábio de Carvalho Messa
Giovani De Lorenzi Pires
Gustavo Roese Sanfelice
Joaquín Marín Montín
José Carlos Marques
Márcia Morel
Márcio Romeu Ribas de Oliveira
Paula Bianchi
Tatiana Passos Zylberberg



XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
17 a 21 de Setembro de 2017
Goiânia, GO - Brasil