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ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL: REFLEXÃO E RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
Robinson Luiz Franco da Rocha, Eliana Ayoub

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


INTRODUÇÃO
A partir da década de 1980 desenvolveu-se no campo educacional um movimento internacional de profissionalização do trabalho docente que constituiu um horizonte comum às reformas educacionais e à formação de professores em diferentes países, incluindo o Brasil (TARDIF, 2013). A temática dos saberes docentes tem estado no cerne desse movimento e ocupa importante espaço nas pesquisas em educação com uma vasta produção teórica que aponta para a compreensão da prática pedagógica como complexa e imprevisível, a qual exige dos professores um sólido repertório de conhecimentos profissionais (BORGES, 2004; BORGES; TARDIF, 2001).
Os professores são tomados como mobilizadores de diferentes saberes, a partir dos quais estruturam e orientam sua prática (TARDIF, 2012). Sujeitos produtores de saberes específicos ao trabalho que realizam, um trabalho intencional guiado por fins variados, transitórios, individuais, porque ligados à individualidade do professor (características pessoais, trajetória pessoal etc.) e sociais, porque constituídos em uma socialização comum à coletividade que partilha o mesmo contexto de trabalho (TARDIF; LESSARD, 2011).
Dessa forma, a prática profissional docente ganha destaque e a escola passa a figurar como espaço privilegiado para o estabelecimento de programas de formação desenvolvidos no contexto da prática profissional como forma de “instituir as práticas profissionais como lugar de reflexão e de formação” (NÓVOA, 2009, p. 208). Torna-se necessária a criação de condições para que os professores desenvolvam a capacidade de investigar sua própria prática de modo a constituírem e transformarem seus saberes-fazeres docentes (PIMENTA, 1997).
METODOLOGIA
Com este entendimento, o presente trabalho foi realizado no âmbito de uma disciplina cursada pelo primeiro autor junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Rio Claro/SP. No decorrer das aulas, desenvolveu-se um dispositivo de análise de prática profissional fundamentado nas quatro formas de ação do processo reflexivo propostas por Smyth apud Ortiz (2003) (Descrever, Informar, Confrontar e Reconstruir). Cada aluno analisou de forma crítica e reflexiva sua atuação docente a partir da autodescrição de uma situação concreta de trabalho.
Como professor de educação física da rede municipal de Limeira/SP, foi escolhido como objeto dessa análise uma aula desenvolvida junto aos alunos do 4º ano do ensino fundamental com o tema os “Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016”. Após descrita a aula, foi possível rever a rotina adotada de modo a interpretá-la com base nas discussões, leituras e apresentações de seminários.
ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA
Quatro princípios basilares foram evidenciados no processo de análise, os quais correspondem aos fins/objetivos diariamente “perseguidos” pelo primeiro autor na condução do processo de ensino-aprendizado (as ações, discursos e opções didático-pedagógicas). Eles puderam ser formulados da seguinte forma: promover situações de ensino-aprendizado nas aulas de forma que os alunos possam sempre apreender a cultura corporal de movimento de forma “vivencial”, por meio do “relacionar-se” e do “sentir”; contemplar os conteúdos nas suas diferentes dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal) de forma fluida, não estanque; propiciar o aprendizado da diversidade das práticas da cultura corporal de movimento ampliando o repertório dos alunos sobre esta cultura; e, garantir o direito de todos à participação plena nas aulas.
Em meio às rodas de conversa com os alunos, a partir da escolha e desenvolvimento das vivências práticas e das frequentes intervenções realizadas junto aos alunos, tais princípios surgiam explícita e implicitamente nas situações descritas. Ao perceber e verbalizar esses princípios, as “teorias” que foram sendo internalizadas ao longo da trajetória de vida e profissional e que permeiam a atuação docente vieram à “superfície” e puderam ser confrontadas.
Nesse momento, puderam ser reconhecidas as diferentes fontes sociais em que são constituídos os saberes docentes (pessoais, escolares, da formação profissional, de programas e livros e da própria experiência) (TARDIF, 2012). Ao avaliar e refletir sobre as ideias, teorias, razões e finalidades que compõem nossa prática docente, podemos compreendê-la como realidade mutável e contestável, sempre passível de transformação.
CONSIDERAÇÕES: A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA
O estudo sistemático da prática docente possibilita ao professor rever sua prática estando distanciado do contexto em que ela ocorre. Permite ver com maior clareza suas ações, discursos e opções didático-pedagógicas, analisar os aspectos positivos e negativos, perceber pontos a serem mantidos ou modificados. A realização deste trabalho demonstrou o quão importante é adoção de dispositivos de análise de práticas para se repensar o processo pedagógico de todos nós professores e se alcançar a consequente melhoria da prática escolar da educação física.
REFERÊNCIAS
BORGES, C. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. 1ª ed. Araraquara: JM Editora, 2004.
BORGES, C.; TARDIF, M. Apresentação. Educação e Sociedade. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas: Cedes, n. 74, Ano XXII, p. 11-26, abr., 2001.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación. n. 350, set-dez, 2009. P. 203-218.
ORTIZ, H. M. O professor reflexivo: (re) construindo o "ser" professor. IV Congresso de Educação do Movimento Humanidade Nova - Educação a fraternidade: um caminho possível? Vargem Grande Paulista, Movimento Humanidade Nova - Sala Temática: O professor reflexivo, p. 1-10, 2003.
PIMENTA, S. G. Formação de Professores: Saberes da docência e Identidade do professor. Nuances. Presidente Prudente/SP, vol. III, p. 5-14, Setembro de 1997.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, Jun. 2013.
TARDIF, M. LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

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