Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CATEGORIZAÇÃO, RESTRIÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ESPORTE PARA MULHERES: UMA ANÁLISE DE REVISTAS ESPECIALIZADAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (1930-1950)
Gabriela Feltran Ferreira, Helena Altmann

Última alteração: 2017-07-02

Resumo


No Brasil, a inserção da mulher no mundo do esporte se dá no século XIX. Porém, elas foram restringidas de praticá-lo por leis e preconceitos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as matérias publicadas sobre mulheres no esporte, nos dez primeiros anos que antecederam a publicação da primeira lei brasileira restringindo a prática esportiva por mulheres e nos dez anos seguintes, ou seja, entre as décadas de 1930 a 1950. Foram analisadas edições da Revista Educação Physica, Revista de Educação Física da Escola de Educação Física do Exército Brasileiro e a Revista Brasileira de Educação Física. Dentre os esportes coletivos, apenas o vôlei e o basquete apareciam como possibilidade de prática, ainda sim com adaptações para a prática feminina. Conclui-se que o cuidado com a função reprodutiva era fator primordial para a prática esportiva da mulher.

Texto completo: PDF