Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CORPO POÉTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DO ENSINO DA DANÇA ATRAVÉS DA MUSICALIDADE DO MAESTRO WALDEMAR HENRIQUE.
giovelangela maria dos santos costa de paula

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


O presente trabalho consiste no relato de experiência com o conteúdo dança através da obra do maestro da Amazônia Waldemar Henrique e refere-se à investigação sobre as possibilidades do ensino da dança, por meio da riqueza do imaginário amazônico encontradas em sua composição musical. A organização do Trabalho Pedagógico (OTP) ocorreu na perspectiva da Pedagogia Histórica - Critica (PHC) nas aulas de Educação Física (EF) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Palmira de Oliveira Gabriel, abrangeu alunos de 9 a 13 anos, do ciclo II (4º e 5º ano) no período matutino, no período de abril a junho de 2016, na cidade de Belém-Pa. A escolha dos conteúdos foi selecionada a partir de três objetivos principais do trabalho da escola que são: escola, cultura e educação. Os parâmetros teóricos - metodológicos norteadores do trabalho pedagógico foram embasados em Gasparin (2007) o qual sistematiza o método didático, sustentado pelos cinco momentos pedagógicos, apresentados por Saviani.

Texto completo: PDF