Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
Paulo Antonio Cresciulo de Almeida, Daianny França Pinto, Graciella Faico Ferreira

Última alteração: 2017-08-11

Resumo


INTRODUÇÃO
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense foi autorizado por meio da Resolução CUV/UFF n.º 345/2006. Ano seguinte, em 2007, ainda na era dos Vestibulares, ingressava na Instituição sua primeira turma. Portanto, em 2017 esta Graduação comemora 10 anos de existência.
O Colegiado do referido curso definiu seu Currículo, o Estágio Obrigatório, as Atividades Complementares e o formato dos Trabalhos de Conclusão de Curso, os TCC. Esse conjunto de elementos objetiva dar ao graduado em Educação Física da UFF uma formação ampla, crítica e transformadora.
Na busca destes balizadores foi referenciado o art. 5º Das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Educação Física que busca a “Ação crítica, investigativa e reconstrutiva do conhecimento” . O Projeto Político Pedagógico do Curso incorporou propostas de ação visando dar ao curso o perfil de uma formação transformadora. Uma delas prevê a incorporação da pesquisa como princípio de formação. (Castro, 2005)
A Dimensão Pedagógica do PPP do Curso da UFF preconiza que
“o aluno deve fazer da sua prática pedagógica um objeto constante de investigação, enfrentando os desafios do cotidiano escolar e não-escolar, com vistas a alcançar novas formas de apreensão do real e, conseqüentemente, dos processos educativos.” (Idem)
Já o Perfil do Egresso almejado pelo PPP prevê a autonomia intelectual; a capacidade de análise e de síntese, assim como de exposição oral; e a competência na articulação entre teoria, pesquisa e práticas de ensino. (Idem)
Nesse sentido, uma das preocupações do Colegiado do referido Curso foi a de dar um tratamento para os Trabalhos de Conclusão de Curso para além do rito burocrático e que pudessem compatibilizar-se com os pressupostos elencados.
Este trabalho submetido ao XX CONBRACE pretende avaliar os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos nestes 10 anos de existência do Curso, considerando a importância da pesquisa, produção e socialização do conhecimento para o reconhecimento da práxis da atividade pedagógica da Educação Física.
BREVE ANÁLISE DO BANCO DE TCC
Elegemos como fonte para esta pesquisa o banco de dados dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados entre 2010, primeira turma de concluintes, e 2016, num total de 105 trabalhos.
Numa avaliação genérica foi verificada a coerência entre as abordagens contidas nos trabalhos e a proposta pedagógica da licenciatura. Enquanto vinte (20) autores discorreram sobre temas que não incidiram diretamente na Educação Física Escolar, a grande maioria contemplou o trabalho pedagógico no (do) espaço escolar.
Procuramos identificar a incidência dos diversos temas e enfoques correlatos à Educação Física e/ou à Escola. Para este trabalho, que pretende ser o embrionário de uma investigação mais aprofundada sobre a produção do conhecimento nos TCC da Licenciatura da UFF, fizemos a categorização a partir do título e da natureza do trabalho elaborado. Assim, concentramos nossa atenção para a identificação dos “problemas” contemplados nos TCC.
CONCLUINDO
Verificamos que no universo dos trabalhos pesquisados surgiram como assuntos, os seguintes enfoques: Relativos aos Esportes apareceram 21 trabalhos; Preocupações com a Formação houve uma incidência de 15 textos e Reflexões sobre a Saúde apresentaram-se em 13 produtos.
Em menor escala, mas também significativamente, aparecem preocupações com as Questões de Gênero, Inclusão, Lazer e Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Esses enfoques, em nossa avaliação, são coerentes com as dimensões pedagógicas e com os Objetivos do Curso. Surgem também nos objetos de estudos desses graduandos elementos das Atividades Circenses, da Música, das Atividades Extramuros e das chamadas Práticas Alternativas, cujas concepções e repertório de atividades se fazem presentes na grade curricular do Curso.
O resultado dessas observações nos leva a afirmar que há uma co-relação entre os princípios do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFF e a produção dos TCC. Da mesma forma, fica notória a predominância dos estudos voltados para a escola. Finalmente, constatamos que o estímulo ao exercício da práxis foi compreendido pela grande maioria dos egressos, haja vista que o dia a dia do trabalho pedagógico da Educação Física foi o grande motivador dos trabalhos acadêmicos do banco de TCC do Curso de Graduação em Educação Física da UFF.
Para além dos resultados aqui apresentados, sugerem-se outras frentes de pesquisa: quais concepções políticas de escola e da própria educação física foram contempladas? Até que ponto matrizes teóricas influencia os TCC? As Atividades Complementares do Curso contribuem para a elaboração do trabalho monográfico? Quais fontes bibliográficas foram buscadas? Enfim, um amplo leque de possibilidades se apresenta e motiva novas investigações.

Texto completo: PDF