Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
IMAGEM CORPORAL: EM BUSCA DO SENSO CRÍTICO
Edvaldo de Souza Pereira Júnior, Fabrício Lira Santos, Juliana Nunes de Castro Barcelos

Última alteração: 2017-06-09

Resumo


1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de descrever o relato de experiências adquiridas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma turma de ensino médio no Colégio Estadual Barão de Tefé (Seropédica), a respeito da temática imagem corporal.
No que se diz respeito à imagem corporal, é necessário buscar alguns conceitos. De acordo com os Descritores em Ciência e Saúde (DeSC), a imagem corporal pode ser definida como um conceito que os indivíduos têm sobre seus próprios corpos. Também é definida como a visão do nosso corpo que produzimos em nossa mente (SCHILDER, 1935). Segundo Krueger (1990, p.125), “a imagem corporal é a representação mental do próprio corpo”. Estudiosos entendem que a Imagem corporal é um constructo complexo e multifacetado relacionado à representação mental do próprio (FERREIRA, CASTRO, MORGADO, 2014).
A sociedade atual já apresenta preocupação com essa temática inconscientemente, a valorização do corpo, a busca de um corpo perfeito, tratamentos estéticos, vestuário, podem ser relacionados a isto, são representações sociais do corpo.

2 METODOLOGIA
Assim, entendemos que se faz necessário utilizar metodologias inovadoras para aprimorar e fortalecer a ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi a roda de conversas, visto que a compreendemos como círculo de cultura, uma vez que tal método:
re-vive a vida em profundidade crítica. A consciência emerge do mundo vivido, objetiva-o, problematiza-o, compreende-o como projeto humano. Em diálogo circular, intersubjetivando-se mais e mais, vai assumindo, criticamente, o dinamismo de sua subjetividade criadora. Todos juntos, em círculo, e em colaboração, re-elaboram o mundo…
(FREIRE,1987, p.7)

3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Os adolescentes estão passando por mudanças físicas, emocionais e sociais, e é nessa fase que a procura por um corpo perfeito começa a surtir efeito, pois eles querem se encaixar em algum grupo social, uma vez que o diferente não é visto com bons olhos, quanto mais divergente, mais próximo do feio. Em virtude de tal situação temos a busca pelo padrão corporal, onde a saúde não é levada em consideração, consequentemente, o único propósito é chegar o mais próximo possível do padrão.
 Weinberg (2001) destaca que 100% das adolescentes de hoje devem estar insatisfeitas com alguma parte de seu corpo. Acredita-se também que as emoções tenham um papel importante no desenvolvimento da imagem corporal. Somado a isto, entende-se que os níveis de satisfação corporal dos adolescentes possam estar diretamente associados aos aspectos psicossociais dos mesmos.
Utilizamos a roda conversa para incitar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, com base nas inquietações dos alunos, foi apresentado conceitos de imagem corporal, parâmetros a sociedade ocidental e sua influência, ao decorrer das aulas, objetivando promover o senso crítico ao tema.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante das questões apresentadas, o professor de Educação Física exerce um papel fundamental para tratar desses assuntos em sala de aula, fazendo com que os alunos reflitam sobre essas questões, onde facilmente são capturados e que passam a adotar comportamentos na busca incessante para atingir esse ‘’ ideal ’’, mostrando que ao praticar uma atividade física o aluno sempre deverá priorizar o seu bem- estar, e desse modo, construindo na vida desse aluno o autoconceito de uma forma positiva, para estabelecer relações de mudanças em relação ao próprio corpo e a sociedade.  

5 REFERÊNCIAS

FERREIRA, M. E.; CASTRO, M. R.; MORGADO, F. F. Imagem corporal: reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa. Juiz de Fora (MG): Editora UFJF, 2014.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra , 1987.
KRUEGER,D.W. Developmental and Psychodynamic Perspectives on Body Image change, 1990.
SCHILDER, P.F. The Image and the Appearance of the Human Body: Studies in Constructive Energies of the Psyche. London: Trench e Trubner, 1935.
WEINBERG, C. Vítimas da fome. In Weinberg, C. (Org.), Geração Delivery – Adolescer no mundo atual (pp. 149 – 163). São Paulo: Sá Editora, 2001.

Texto completo: PDF