Tamanho da fonte:
PRÁTICA EDUCATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: A INSERÇÃO DO CONTEÚDO ESPORTES ADAPTADOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA DE ANOS INICIAIS
Última alteração: 2017-06-20
Resumo
Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental compreendem a fase em que a criança desenvolve aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais importantes na sua construção pessoal, desse modo, os conteúdos que compõe a disciplina de Educação Física (EF) devem ser cuidadosamente selecionados. Outro aspecto considerado, é que a EF também deve ser utilizada como um conteúdo inovador, transformador, e que retrate a realidade, considerando o aluno um sujeito histórico-cultural, (DARIDO, 2003). Partindo da premissa de que o Esporte Adaptado tem como objetivo a participação de todos, é coerente a experiência do mesmo como conteúdo da EF Escolar. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi explanar sobre a prática educativa de planejamento e percepções de acadêmicos do curso de Educação Física, na experiência em inserir o conteúdo Esportes Adaptados no ensino regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Texto completo:
PDF