Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA EDUCATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: A INSERÇÃO DO CONTEÚDO ESPORTES ADAPTADOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA DE ANOS INICIAIS
Ângela Bortoli Jahn, Aline Rosso Lehnhard, Cristiane Severo, Patrícia Paludette Dorneles

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental compreendem a fase em que a criança desenvolve aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais importantes na sua construção pessoal, desse modo, os conteúdos que compõe a disciplina de Educação Física (EF) devem ser cuidadosamente selecionados. Outro aspecto considerado, é que a EF também deve ser utilizada como um conteúdo inovador, transformador, e que retrate a realidade, considerando o aluno um sujeito histórico-cultural, (DARIDO, 2003). Partindo da premissa de que o Esporte Adaptado tem como objetivo a participação de todos, é coerente a experiência do mesmo como conteúdo da EF Escolar. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi explanar sobre a prática educativa de planejamento e percepções de acadêmicos do curso de Educação Física, na experiência em inserir o conteúdo Esportes Adaptados no ensino regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Texto completo: PDF