Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Colaboração do Programa IYLE para a formação profissional em Educação Física e Esporte a partir da disciplina "NGO World and Project Management"
Maria Letícia Abud Scarabelim, Bianca Assumpção, Amanda Sousa do Nascimento, Eliana de Toledo

Última alteração: 2017-07-09

Resumo


No Brasil, as universidades vêm desempenhando um papel importante na internacionalização da Educação. A UNICAMP valoriza os intercâmbios internacionais e, por meio da parceira com a ISCA - International Sport and Culture Association, disponibiliza para seus alunos o programa IYLE (International Youth Leader Education), que objetiva integrar a "educação através do esporte". Este programa é oferecido em escolas dinamarquesas que não se enquadram no padrão de ensino formal, as folk high schools. Dentre as matérias oferecidas neste programa, especificamente na Gymnastikhøjskolen i Ollerup, existe a chamada "NGO World and Project Management", a qual aborda basicamente sobre as organizações não governamentais e associações esportivas da Dinamarca. Este trabalho busca mostrar a relevância dos conteúdos desta disciplina na formação dos jovens líderes que atendem a esse programa. Concluímos que essa “formação” proporciona o engajamento de jovens em ações voluntárias que fortalecem e difundem a importância de programas e projetos que incentivam a prática de atividades físicas.

Texto completo: PDF