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PROBLEMATIZANDO AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PERSPECTIVA CULTURAL
Geovânia Silva Mota, Sirlânia Souza Pereira, Marlon Messias Santana Cruz, Ana Gabriela Alves Medeiros

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


O presente trabalho trata se de um relato de experiência da prática pedagógica vivenciada no âmbito do estágio curricular supervisionado realizado em uma escola da rede municipal da cidade de Guanambi-Bahia. As ações pedagógicas desenvolvidas no estágio foram pautadas na perspectiva cultural, abordada por Neira e Nunes (2008, 2009), fundamentados no campo teórico dos Estudos Culturais e do Multiculturalismo Crítico. O estágio foi realizado em duas turmas do ensino infantil (4º e 5º período). foi realizado o mapeamento (ferramenta utilizada na perspectiva cultural) por meio de desenho e roda de conversa, objetivando identificar as práticas corporais presentes no universo cultural daqueles alunos. A partir da temática identificada (brincadeiras), problematizamos brincadeiras mencionadas pelos alunos, bem como brincadeiras de origem africana, com o intuito de ampliar o repertório cultural dos alunos. Concluímos que, uma vez que estas práticas permeiam o cotidiano dos alunos, elas precisam ser problematizadas, vivenciadas e ressignificadas no âmbito escolar, atribuindo sentido e significado às diversas manifestações corporais.

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