Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A SOCIALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INÍCIO DE CARREIRA NA REGIÃO DE CRICIÚMA – SC
Lediana Ribeiro de Quadros, Viviani Dias Cardoso, Victor Julierme Santos da Conceição

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


Ao identificarmos os professores iniciantes, nos embasamos em Marcelo Garcia (2010) e Reali; Tancredi e Mizukami (2008) onde afirmam que professor em início de carreira se encontra entre os cinco primeiros anos de atuação docente. Nessa perspectiva, pensar a socialização docente dos professores iniciantes nos faz refletir sobre como compõe a cultura escolar, suas relações e interações diante do mesmo, influências e elementos que constituem este processo. O objetivo deste trabalho é compreender como se constitui o processo de socialização docente de professores de Educação Física em início de carreira na região de Criciúma – SC. Este estudo descritivo de abordagem qualitativa caracterizou-se pelo método analítico, constituindo-se por analisar alguns conceitos que serviram de base para a investigação dos dados obtidos pelos questionários, sendo este escolhido a partir das necessidades de responder o objetivo deste estudo e avançar a compreensão sobre o fenômeno levando em consideração o ponto de vista dos professores. Os questionários foram lidos e analisados, dando base para a construção da categoria de análise a partir das unidades de significado elencadas. Marcelo Garcia (2010) assegura que a qualidade das vivências mediante o contexto escolar e isso inclui reflexões referente à prática pedagógica, possibilitam uma maior compreensão sobre como enfrentar novos problemas dentro do ambiente de ensino, obtendo novas aprendizagens e conhecimentos. Contudo, compreendemos que o processo positivo de socialização, ou seja, ser e estar inserido no contexto escolar e também, abraçado pela organização é de suma importância para sua prática pedagógica e motivação profissional.

Texto completo: PDF