Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A CAMINHADA NO COTIANO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Pedro Alves Castro, Marlon Messias Santana Cruz

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


Este relato de experiência é fruto de uma prática pedagógica desenvolvida no Colégio Estadual Dona Tina, na cidade de Livramento de Nossa Senhora-BA, durante uma unidade escolar (um bimestre), com estudantes do 7° ano do ensino fundamental.
A sua base teórica foi alicerçada pela Perspectiva Cultural da Educação Física (NEIRA E NUNES, 2008, 2009, 2011), para a tematização do assunto “caminhada”, objetivando-se assim, uma valorização das práticas corporais da comunidade escolar, assim como, possibilitar aos estudantes uma postura crítica perante as práticas corporais do seu cotidiano, além da busca por uma valorização desta área através de uma prática pedagógica situada socialmente, historicamente e criticamente.
Ao final pode-se notar um olhar diferenciado dos estudantes perante o componente curricular, assim como uma visão crítica em relação às práticas corporais que os cercam no cotidiano.

Texto completo: PDF