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A DANÇA NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: OS PROGRAMAS DE ENSINO DA UNIVERSIDADE DO BRASIL (1939-1956)
Elisângela Chaves, Carolina Gomes de Oliveira

Última alteração: 2017-07-02

Resumo


Com o intuito de aprofundar as discussões sobre a relação Educação Física e Dança no espaço universitário, essa pesquisa em desenvolvimento busca a partir de uma reflexão histórica identificar e analisar as apropriações da dança como conteúdo integrante da formação superior do professor de Educação Física. A pesquisa está delimitada de 1939 a 1956, período que comporta a criação do curso civil de Educação Física da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, idealizado à época como curso modelo para o país, e a criação do primeiro curso superior de Dança, em Salvador na Bahia (UFBA). Estamos analisando a inserção da dança como conhecimento curricular através da documentação localizada no Centro de Memória da Educação Física Inezil Penna Marinho - CEME, da UFRJ. Constatamos que no recorte proposto a dança fazia parte de mais de 60% dos conteúdos prescritos da Cadeira de Ginástica Rítmica ofertada nos 4 cursos oferecidos pela ENEFD na Universidade do Brasil (Curso superior, Especialização, Medicina Especializada, Normal) e exclusivamente cursada pelas mulheres.

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