Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A “VERDADEIRA” EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE 18 DO ESTADO DA BAHIA
Adrielle Alves Santos, Lucas Rodrigo Lima dos Santos, Martha Benevides da Costa

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objeto os Conteúdos da Educação Física nas escolas estaduais localizadas no Território de Identidade 18 do Estado da Bahia e foi realizada com bolsa de iniciação cientifica do CNPQ no período 2015-2016. O objetivo geral foi identificar os conteúdos da Educação Física concretizada nas escolas estaduais dos municípios do Território de Identidade 18/Litoral Norte e Agreste Baiano do Estado da Bahia, bem como analisar os critérios para selecioná-los e as perspectivas de Educação Física a eles vinculadas. Foram objetivos específicos compreender a definição de currículo e o estado da arte do conhecimento produzido acerca do currículo de Educação Física nas Escolas; identificar os fatores considerados por professores/as e escolas como fundantes para selecionar os conteúdos da Educação Física nas escolas estaduais do território de identidade 18/Litoral norte e Agreste da Bahia; e, analisar a relação dos conteúdos selecionados com as teorias pedagógicas da Educação Física e se justificam a Educação Física na Escola como componente curricular legitimo.

METODOLOGIA
A pesquisa está vinculada ao estudo Levantamento da Educação Física nas Escolas Públicas Estaduais Localizadas no Território de Identidade 18 do Estado da Bahia/Litoral Norte e Agreste Baiano e foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNEB. Tratou-se de pesquisa quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada na instituição de maior porte de cada município, os instrumentos de coleta de dados foram entrevista semi-estruturada e questionário semiaberto. As entrevistas foram analisadas fazendo uso da técnica de Análise de conteúdo temática, tal qual proposta por Minayo (2006). E os questionários foram analisados com Análise Estatística Descritiva.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
O conteúdo central é o esporte. Quando observados os critérios para seleção dos conteúdos da Educação Física aparecem de modo mais significativo os esportes, os documentos da Secretaria de Educação e a ideia de vida saudável. Quanto aos objetivos de ensino e aprendizagem, os professores dizem tentar trazer algo atual inserido na realidade dos alunos, mas que dependem da infraestrutura da escola. Ainda em relação aos objetivos de trabalho com a Educação Física nas escolas, a dimensão do corpo, da saúde e do bem-estar se repete entre os argumentos dos diretores escolares. A Educação Física continua sendo centralizada em modalidades esportivas e outras experiências, como jogos, ginásticas, lutas, danças, capoeira, que compõem o universo cultural que se manifesta corporalmente, são menos conhecidas. Os conteúdos e os critérios remetem a perspectivas de Educação Física enraizadas historicamente e que utilizam o universo esportivo e a prática da atividade física para justificá-la na escola.

CONCLUSÕES
Os conteúdos concretizados nas aulas de Educação Física são os esportes, ginástica, dança, saúde e alimentação. Mas o esporte é predominante como conteúdo trabalhado pelos professores, o que remete à Educação Física de uma fase tecnicista. O esporte é um conteúdo específico da Educação Física, mas limitar o acesso a outros conhecimentos faz com que ainda seja necessário buscar meios de ampliar a tematização de suas especificidades nos conteúdos para que fato se torne legitima.

REFERÊNCIAS
BRACHT, Valter. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legitimidade da Educação Física como componente curricular. In: CAPARRÓZ, Francisco Eduardo. Educação Física Escolar: Política, investigação e Intervenção. Vitória: Proteoria, 2001.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

JESUS, Adriana Regina. Currículo e Educação: Conceito e Questões no Contexto Educacional. Anais do Educere PUC, São Paulo, 2008.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 9. ed. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1996.

SOUZA JUNIOR, M. O saber e o fazer pedagógicos da Educação Física na cultura escolar: o que é um componente curricular? In: CAPARROZ, F. E. (Org.). Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção, v. 1. Vitória: Proteria, 2001.

Texto completo: PDF