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Os saberes da experiência com as práticas corporais dos egressos do curso de Educação Física da FEFD/UFG
Daniel Silva Monteiro, Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Ari Lazzarotti Filho

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


Introdução: A formação dos professores de Educação Física vem sendo constituída ao longo dos anos. Cruvinel et al.(2012), Patriarca et al.(2010) e Figueiredo (2004) vêm apontando que as práticas corporais anteriores à graduação têm influenciado na escolha da Educação Física enquanto curso superior. Tardif (2011) define “saberes profissionais dos professores” como um conjunto de saberes constituído de acordo com a formação e aprendizagem de determinados conhecimentos construídos socialmente. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi identificar se os saberes anteriores à formação superior, relacionadas às práticas corporais, influenciam na prática docente de egressos do curso presencial de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Metodologia: A pesquisa possuiu caráter qualitativo, pois lida com elementos subjetivos partindo da realidade social dos sujeitos pesquisados (MINAYO, 2008). Utilizou-se a entrevista semiestruturada como procedimento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro egressos do curso presencial de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás, denominados por quatro letras (A, B, C e D). O critério de escolha foi que os egressos tivessem idades diferentes entre si. Análise e Discussão: Os sujeitos da pesquisa A, B, C, D tinham 29, 34, 43 e 44 anos de idade, e 7, 11,30 e 16 anos de docência respectivamente. O ano de conclusão de curso dos egressos na FEFD/UFG foi 2008, 2001, 1995 e 1995, de acordo com a ordem apresentada. O egresso A garantiu que suas experiências anteriores contribuíram para a escolha do curso, principalmente pelas experiências com a Educação Física, Esportes e Jogos e Brincadeiras. Para o egresso C tais experiências também a auxiliaram na escolha do curso devido à vontade de trabalhar com pessoas, que assim como ela, eram marginalizadas nas aulas de Educação Física. Os egressos B e D afirmaram que não houve influência de suas experiências anteriores. Apenas o A garantiu que suas experiências anteriores influenciam na forma como ele trabalha atualmente. Entretanto, nos discursos dos egressos C e D, percebeu-se que os dois tentam não reproduzir o que vivenciaram na escola enquanto alunos, tratando os conteúdos de forma diferente, ou seja, esses saberes influenciaram também na forma com que trabalham. Conclusões: Pode-se afirmar com a pesquisa realizada que as experiências anteriores de egressos do curso de licenciatura da FEFD/UFG relacionadas às práticas corporais influenciam suas respectivas escolhas do curso de graduação, que tais saberes influenciam os egressos em suas respectivas práticas docente de formas diferentes. Apesar de estarem em fases diferentes, os egressos se sentem realizados com sua carreira e os objetivos pessoais dos egressos sofreram alterações do início de carreira até a fase atual.

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