Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O FIM DAS FRONTEIRAS E A ABERTURA DO ABISMO: UM ESTUDO SOBRE O CASO BOSMAN E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A LEI PELÉ
Simone Gonçalves de Paiva

Última alteração: 2017-07-02

Resumo


Dentro do novo sistema de negócio esportivo, o futebol se transformou em uma atividade que não se concentra mais somente na mera competição esportiva, simplesmente por isso não ser mais a única coisa que importa na disputa. Nesse sentido, a legislação ganhou um papel essencial para compor todo esse sistema. Ela deixou de lidar apenas com a organização da prática esportiva como fim em si, e se tornou responsável por todo um sistema que se edifica em torno do esporte, envolvendo questões financeiras e trabalhistas, por exemplo. O Caso Bosman foi responsável por modificar significativamente o futebol europeu. A partir dele, a transferência de jogadores entre clubes de países da UE se tornou um mercado alucinante em constante transição. Esse caso foi uma grande influência para a Lei Pelé. Lei criada com o objetivo de dar mais transparência e profissionalismo ao esporte nacional. O Fim da Lei do Passe, (ou seja, o fim do vinculo entre atleta e clube) e a obrigatoriedade da transformação dos clubes em empresa, eram o seu carro chefe. Tanto o Caso Bosman quanto a Lei Pelé vieram para tentar melhorar algo. No entanto, como em muitas leis e/ou regras, existem nelas brechas e pontos negativos.
Portanto neste trabalho, analisamos como o Caso Bosman modificou de forma positiva e/ou negativa, a prática do futebol e o desempenho econômico dos clubes. Ademais, dentro dessa análise, observamos como ele influenciou a Lei Pelé, e como estes se contrapõem e se assemelham, principalmente pensando na globalização do esporte e nas necessidades do futebol.

Texto completo: PDF