Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A ATIVIDADE FÍSICA NO COMBATE E CONTROLE DA SÍDROME METABÓLICA
Rodrigo Coutinho Santos, Carlos Wagner Ferreira Farias, Naiana Roberta Dias Rodrigues, Demilto Yamaguchi da Pureza

Última alteração: 2017-04-18

Resumo


Os distúrbios referentes a Síndrome Metabólica (SM) são plenamente estudados e debatidos, seu diagnóstico é identificado pela presença de pelo menos 3 dos componentes: obesidade, dislipidemia, hipertensão arterial, hiperglicemia e hiperinsulinemia. Esse distúrbio se apresentava com frequência em pessoas com idade avançada, mas atualmente percebe-se cada vez mais nas idades iniciais, devido ao descontrole alimentar e pela inatividade física. Esse distúrbio está ligado diretamente ao aumento das doenças cardiovasculares.
O objetivo desse trabalho foi fazer um levantamento da produção recente de conhecimento que envolve-se os tipos diferentes de prática de Atividade Física (AF), suas metodologias, identificando os efeitos da mesma no controle e regulação da SM, pois já está pautada a importância da AF no tratamento da SM, mas pouco se estudou os diferentes tipos de atividade e seus protocolos.

Texto completo: PDF